NORMAS

INFORMAÇÕES GERAIS

 

O documento submetido para publicação deve respeitar o formato preconizado para artigos no Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos (META) da Faculdade Novo Milênio,

Dentre os tipos de publicação, é permitido a submissão de:

  • Artigo científico: parte de uma publicação, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento;
  • Artigo original: parte de uma publicação, com autoria declarada, que apresenta temas ou abordagens originais;
  • Artigo de revisão: parte de uma publicação que resume, analisa criticamente e discute pesquisas e estudos já publicados. O documento apresenta revisão exaustiva do que é publicado, sobre um ou mais tópicos, onde o tema é discutido e substanciado, contribuindo com novas ideias, atualizações ou posições para o estado da arte do tópico em questão;
  • Editorial científico: supõem uma atualização rigorosa ou um ponto interessante sobre um determinado tópico.
  • Editorial de opinião: coletam pontos de vista ou posições sociocientíficas da comunidade científica sobre um determinado tópico de interesse comum para pesquisadores e profissionais. Os editoriais de opinião terão no máximo 4 folhas e podem incluir até 4 figuras ou tabelas.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

O documento a ser submetido deverá ser enviado acompanhado de uma folha de rosto, contendo o título do trabalho, o nome do(s) autor(es), titulação, cargo, filiação institucional, endereço para correspondência, e-mail, telefone e a declaração de que o(s) autor(es) conhece(m) as normas de publicação desta Revista, que estão de acordo com todos os seus termos e que assumem a responsabilidade pelos conceitos, opiniões e informações contidas no trabalho (acessar Declaração de Autoria e Cessão dos Direitos Autorais, disponível em inserir URL

Os textos devem ser inéditos e com, no mínimo 10 e, no máximo, vinte e cinco (25) páginas, sem contar a lista de referências. Deve conter título centralizado em caixa alta, com o nome completo do(s) autor(es) em itálico, alinhado à direita um espaço abaixo e, numa nota de rodapé, onde deverá ser informado a formação e a titulação do autor, a instituição a que pertence e um e-mail, caso desejar. Antes do início do texto, deve vir um resumo de até 400 palavras, em espaço simples, com no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. O resumo deverá ser seguido de abstract. Fonte:  Arial tamanho 10.

O texto do artigo deve ser desenvolvido com fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5. O recuo na primeira linha dos parágrafos de texto É OBRIGATÓRIO em 1,25.

 

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

REQUISITOS DE UNIFORMIDADE – TÍTULOS E SUBTÍTULOS OBRIGATÓRIOS

TÍTULO NA LÍNGUA VERNÁCULA – Contém o tema de pesquisa e reflete a principal solução para o problema investigado com no máximo 3 linhas. Recomenda-se não colocar quando a investigação foi realizada, nem usar, fórmulas, siglas, abreviaturas ou outros sinais que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Deve ter uma versão em inglês. Formatado em negrito, centralizado, fonte Arial tamanho 14 e com apenas a primeira letra em maiúscula.

TÍTULO EM INGLÊS – O título da língua vernácula deve ser traduzido para a língua estrangeira. Formatado em negrito, fonte Arial tamanho 12 e, com apenas a primeira letra em maiúscula. Observar a norma da grafia em itálico.

AUTORIA – Indicar o nome por extenso depois do título em língua estrangeira. A descrição da função, curso, nome da instituição a qual pertencem e endereço eletrônico serão indicados em nota de rodapé (nota de titulação). Cada autor deve refletir sua afiliação, indicando o nome correto de sua instituição, faculdade ou departamento, estado ou província e país.

RESUMO – É apresentado em um único bloco de texto cujo conteúdo deve ser estruturado com no máximo 400 palavras. Deve ser escrito no tempo passado, em um tom impessoal e sem abreviações, sem citação de autores, notas de rodapé ou referências bibliográficas. Deve conter, de forma resumida, os fundamentos do estudo, sua finalidade ou objetivo e o escopo da pesquisa.  Os materiais e métodos que foram usados ​​para alcançar o objetivo devem ser mencionados, bem como os resultados com maior impacto. As conclusões com o maior significado e importância também devem ser declaradas. Não deve conter nenhuma informação que não apareça no corpo do artigo.

ABSTRACT – A versão em inglês deve ser apresentada no mesmo formato.

PALAVRAS-CHAVE – São palavras características do tema que servem para obter indexação e recuperação corretas do artigo. São utilizadas no máximo cinco palavras que devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave (apenas a primeira letra em maiúscula e em negrito) que serão separadas entre si por ponto final. Devem ser listadas (sem negrito) entre 3 e 5 palavras em ordem alfabética que representam os resultados da investigação. Esta seção é essencial para obter uma indexação e recuperação correta do artigo.

KEYWORDS – Tradução das palavras-chave para língua estrangeira. Deve ser a tradução literal das palavras-chave em português.

 

ELEMENTOS TEXTUAIS

Títulos obrigatórios para a publicação dos resultados no artigo científico e original:  Introdução, Materiais e Métodos (ou Métodos ou casuística), Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. São admitidas até 8 figuras e tabelas e, pelo menos, 15 referências bibliográficas contendo, no mínimo 5 artigos de autores contemporâneos publicados em periódicos indexados.

Títulos obrigatórios para a publicação dos resultados no artigo de revisão: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão da estrutura e Referências. São admitidas até 4 figuras e tabelas e pelo menos 25 referências bibliográficas contendo, no mínimo 10 artigos de autores contemporâneos publicados em periódicos indexados

 

INTRODUÇÃO – Deve conter a contextualização do tema, expondo o tema do artigo relacionado o mesmo com a literatura consultada, deve apresentar o problema do estudo, a justificativa e o objetivo geral. Dever se referir ao problema que existe e ao conhecimento publicado sobre o assunto, até o momento do início da investigação. O uso das citações (numérica ou autor-data) é obrigatório ao longo de TODA a introdução do artigo. A não identificação da fonte utilizada implica em plágio e não autorização da publicação do documento.

A introdução deve ser escrita no tempo presente, com um estilo descritivo-narrativo. Incluir os fundamentos teóricos e racionais do estudo que descreve, o quê e o porquê da pesquisa. A situação problemática (realidade específica de interesse) deve ser apresentada de forma pragmática para que os leitores se interessem pela solução. A revisão bibliográfica deve ser apresentada de forma que o leitor entenda qual é a lacuna no estado do conhecimento e, as possíveis lacunas na pesquisa. Esta seção deve concluir com o principal objetivo ou objetivo da investigação, destacando também a importância e o escopo da solução.

Obs.: “Não incluir ilustrações, tabelas e gráficos na introdução”.

MÉTODO (OU MATERIAIS E MÉTODOS OU METODOLOGIA OU CASUÍSTICA) – Esta seção é extremamente importante porque a pedra angular do método científico requer que os resultados obtidos, para terem valor científico, sejam reprodutíveis e, para que os resultados sejam considerados reprodutíveis, é necessário fornecer a base para que outros repitam o processo.

O autor deve descrever os procedimentos metodológicos utilizados no desenvolvimento do trabalho de forma concisa, porém completa, para alcançar o objetivo proposto. O tipo de estudo realizado, o local e período de realização devem ser descritos. A unidade de análise do estudo também deve estar exposta, bem como as diferentes técnicas e procedimentos utilizados para a coleta, processamento e análise dos dados.

A maior parte desta seção deve ser escrita no pretérito, com um estilo descritivo que permita relatar os principais critérios de seleção dos métodos a serem utilizados em correspondência com o objetivo da pesquisa, o período de tempo e os cenários a serem estudados, além de comentar as principais limitações da pesquisa.

Observação ética – Imparcialidade e anonimato são necessários em alguns estudos. Ao descrever pesquisas, diagnósticos, experimentos com seres humanos etc., indique se os procedimentos seguidos estavam de acordo com os padrões éticos do comitê editorial da instituição que supervisiona a pesquisa e do Comitê Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP)

RESULTADOS E DISCUSSÃO – o autor deve apresentar os resultados alcançados com a pesquisa e a comparação das ideias, refutando ou confirmando argumentos apresentados na introdução, mediante um exercício de interpretação dos fatos ou ideias demonstradas. Os resultados devem ser apresentados de forma detalhada, permitindo ao leitor completa assimilação da investigação realizada.

– Resultados: esta seção deve se concentrar nos resultados que fornecem soluções para o problema, pois respondem à pergunta e aos objetivos da pesquisa. Deve ser escrito no pretérito, com um estilo descritivo-narrativo, argumentando com uma escrita muito clara, sem uso excessivo de verbos. Os detalhes experimentais relatados na seção de materiais e métodos nunca são repetidos; se necessário, apenas é feita referência ao que é especificado.

Nota1: para os artigos científicos e originais até um total de 8 ilustrações (tabelas, gráficos, figuras ou mapas) podem ser usados ​​para melhor ilustrar grandes volumes de dados, mas os dados principais das ilustrações devem ser ressaltados anteriormente no texto. Dados representativos e não repetitivos são oferecidos, é necessário demonstrar a capacidade de discernir e discriminar dados não representativos ao oferecer novos resultados.

Nota2: para os artigos de revisão até um total de 4 ilustrações (tabelas, gráficos, figuras ou mapas) podem ser usados ​​para melhor ilustrar grandes volumes de dados, mas os dados principais das ilustrações devem ser ressaltados anteriormente no texto.

É necessário que as ilustrações tenham um número consecutivo e que, no caso das tabelas, seu título e fonte de informação sejam delimitados na parte superior, enquanto o restante das figuras será delimitado na parte inferior. Lembre-se de que a fonte de informação deve ser referenciada de acordo com o estilo bibliográfico da revista. Essas ilustrações devem estar no formato JPG e ter uma boa resolução.

– Discussão: deve ser realizada comparação das ideias de outros autores refutando ou confirmando os resultados apresentados. Aqui os resultados são interpretados e relatados, não recapitulados. O uso criterioso da controvérsia e o debate construtivo devem ser feitos.

A exposição deve se concentrar nas descobertas, seu significado, consequências, limitações etc. Seu objetivo é mostrar as relações entre os fatos observados no estudo com relato de outros autores sobre os mesmos fatos, independente da metodologia utilizada por eles. Primeiro, são oferecidas as informações relacionadas à investigação, ou seja, aquelas interpretações com importância e significância suficientes que a diferenciam de outras investigações; então, os resultados obtidos são comparados com os disponíveis na literatura consultada (segunda revisão bibliográfica) para definir se eles concordam (ou não) com o que existe no estado da técnica. Se aplicável, explique também as consequências teóricas do seu trabalho e suas possíveis aplicações práticas. A discussão deve terminar com um breve resumo das conclusões sobre o escopo, limitações e significado da pesquisa.

Esta seção deve se concentrar nos resultados que fornecem soluções para o problema, pois respondem à pergunta e aos objetivos da pesquisa. Deve ser escrito no pretérito, com um estilo descritivo-narrativo, argumentando com uma escrita muito clara, sem uso excessivo de verbos.

Os aspectos novos e relevantes do estudo e as conclusões deles derivadas devem ser destacados. Os autores podem apresentar suas próprias opiniões sobre o assunto. Na discussão pode ser destacado:

  1. o significado e a aplicação prática dos resultados;
  2. relação com publicações semelhantes e comparação entre áreas de concordância e discordância;
  3. considerações sobre uma possível inconsistência na metodologia (limitações do estudo) e os motivos pelos quais os resultados podem ser válidos;
  4. indicações e diretrizes para pesquisas futuras.

No último parágrafo da discussão, a conclusão deve estar relacionada ao objetivo do estudo. Contudo, conclusões prematuras não devem ser tiradas dos trabalhos ainda em andamento.

CONCLUSÃO – O título CONCLUSÃO deve ser utilizado quando houver deduções extraída dos resultados do trabalho como algo definitivo. A conclusão é a resposta ao objetivo geral do estudo. Deve ser breve, concisa e referir-se aos objetivos e às hipóteses levantadas e discutidas anteriormente. O autor poderá também ressaltar recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área além de apontar as limitações para a realização da pesquisa.

Quando houver indicação de que o resultado do trabalho possibilita reflexões, sem uma conclusão definitiva ou com resultado suscetível de revisões utilizar o título CONSIDERAÇÕES FINAIS.

REFERÊNCIAS – trata-se de uma listagem de livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e referenciados ao longo do artigo. A autor apresenta o conjunto de elementos que permitem a identificação dos documentos (no todo ou em parte) impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais.  As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer às Normas da ABNT NBR 6.023 (2018). Para os artigos da área da saúde recomenda-se o sistema de Vancouver para a apresentação da lista de referências.

Os artigos científicos e originais terão no mínimo 15 referências e no máximo 25. No caso de artigos de revisão, com no mínimo 25 e no máximo 40.

A lista de referências deve incluir exclusivamente os trabalhos citados no texto e também a porcentagem (mais de 50%) de atualização nos últimos 5 anos exigida na revisão bibliográfica do estado da arte.

OBS.: para que o seu artigo seja inserido no layout da Revista Espaço Transdisciplinar não será permitido a utilização de notas de rodapé ao longo dos elementos textuais.

APRESENTAÇÃO GRÁFICA

Papel: O mesmo tipo de papel deve ser utilizado para a impressão de todas as partes do trabalho. Papel branco de boa qualidade, formato tamanho A4.

Programa para editoração de texto: Winword (.docx)

Margens: superior = 3 cm; inferior = 2 cm; esquerda = 3 cm; direita = 2 cm.

FORMATAÇÃO DOS DIVERSOS ELEMENTOS DO TRABALHO

Recuos

Títulos e subtítulos: recuo esquerdo e direito em 0 cm; Especial em nenhum; entre linhas em 1,5

Parágrafos de texto: recuo esquerdo e direito em 0 cm; Especial na primeira linha em 1,25 cm; entre linhas: 1,5.

 Espaçamentos

Entrelinhas: espaço 1,5 cm.

Espaçamento entre o título e subtítulos: antes: 0; depois em automático e  2<enter.> (¶¶).

Espaçamento entre o título (ou subtítulo) e o texto: antes: 0; depois em 6 pontos e 2 <enter> (¶¶).

Espaçamento entre texto e título: antes: 0; depois em automático e  2<enter.> (¶¶).

Espaçamento entre parágrafos: antes: 0; depois no automático e 1 <enter>. (¶).

Espaçamento para ilustrações, quadros e tabelas: entrelinhas em 1,5 e 2 <enter>. (¶¶).

 

Formatação e separação entre ilustrações

Todas as ilustrações, tabelas ou quadros devem ser posicionados imediatamente após o parágrafo de texto onde a informação é descrita. Todos devem conter título e legenda.

As legendas das ilustrações, tabelas e quadros devem ser enviadas no formato imagem não editável (ex.: JPEG) e posicionadas na parte inferior e precedidas pelo título em negrito: Figura ou Tabela ou Quadro, conforme o casoSão numeradas com a série natural dos números inteiros, a partir de um (1) – número arábico.

São formatadas em fonte menor do que a utilizada no texto

  • – Formatação para tabelas – Tabelas são utilizadas para dados numéricos. São abertas nas laterais e não devem conter linhas verticais. Todas devem conter título em negrito e legenda sem negrito com fonte tamanho 10.
  • – Formatação para quadros: são fechados nas laterais e devem conter linhas verticais e horizontais. Todas devem conter título em negrito e legenda sem negrito com fonte tamanho 10

Obs.: Os títulos das tabelas e quadros devem conter o fenômeno observado, o local onde ocorreu o evento e a época da ocorrência.

  • – Formatação para gráficos: todos os gráficos devem conter: título, nome dos eixos (abscissas e ordenadas) com as respectivas unidades de medidas e legenda.

Obs.: Dependendo do tipo de estudo, as legendas devem conter informações sobre local, data, tipo de análise dos dados (estatística) e tamanho da amostra ou população e/ou fonte

 

ÉTICA NAS PUBLICAÇÕES

A Revista Espaço Transdisciplinar segue um procedimento rigoroso para verificar os originais recebidos para evitar más práticas científicas e orienta seus usuários na manutenção da ética correta das publicações

Para facilitar o processo de tomada de decisão nos casos em que comportamento antiético é detectado ou observado:

  • conflitos de autoria.
  • plágio.
  • duplicação, publicações simultâneas ou remessas simultâneas para várias publicações.
  • apropriação dos resultados da pesquisa.
  • fraude ou erros investigativos.
  • violação dos regulamentos de investigação.
  • conflitos de interesse não revelados.
  • viés do revisor.

O comitê editorial da Revista Espaço Transdisciplinar segue os fluxos de decisão recomendados pelas Diretrizes de Boas Práticas e Ética na Pesquisa (Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research) a fim de garantir a conformidade com os padrões de qualidade da publicação e manter a natureza original e não publicada dos resultados publicados.