A coordenação do curso de Pedagogia da Faculdade Novo Milênio e a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha (SEMED/VV) começaram, neste mês de fevereiro, a idealizar ações conjuntas a serem realizadas visando beneficiar graduandos da instituição, além de professores, educadores e estudantes da rede pública de ensino.
O planejamento foi discutido pela professora Maria da Penha Fonseca, coordenadora da graduação em Pedagogia da Novo Milênio, junto à Coordenação da Gerência de Formação Continuada da SEMED/VV, professor Elson Augusto Nascimento.
Entre as ações de parceria entre a Faculdade Novo Milênio e a SEMED/PMVV, a primeira delas já está em andamento. Graduandos de Pedagogia participaram, na última segunda-feira (22) da live “Volta às aulas remotas – UMEIS”, organizada pela Gerência da Educação Infantil, da SEMED/VV.
Na condição de observadores, eles puderam fazer a apreciação das propostas e metodologias adotadas nas salas virtuais, além de observarem como acontece a interação e a integração entre escola, família e crianças.
De acordo com a professora Penha Fonseca, a apreciação desta ação junto à Educação Infantil é importante para os graduandos refletirem sobre os desafios que a pandemia do COVID-19 trouxe para toda a sociedade e como cada sistema de ensino, público e privado, em seus diferentes segmentos, tem se adaptado ou se reinventado para garantir o direito à educação.
Além da primeira live, estão previstos mais dois encontros, nos dias 03 e 12 de março, sendo um pela manhã (9h às 10h) e outro na parte da tarde (15h às 16h), com muita alegria, brincadeiras, histórias e interação entre professores e alunos da Educação Infantil.
Cada momento é realizado via plataforma Google meet, com mediação de profissionais convidados para interação com as crianças — para assistir as próximas transmissões, é só clicar aqui.
Outras duas novas iniciativas já estão previstas e contarão com a participação dos discentes da Pedagogia da Novo Milênio em projetos de extensão e estágio no Ensino Fundamental (anos iniciais) e na Educação para Jovens e Adultos, atendendo às Diretrizes Nacionais Curriculares para Formação dos Profissionais da Educação, como exigências do MEC para o cumprimento da matriz curricular do curso.
“O estágio supervisionado obrigatório é fundamental no processo de formação docente, pois propicia aos estudantes da graduação a relação entre teoria e prática, e a percepção do ambiente que envolve o cotidiano de um professor. É a partir desta experiência que eles começarão a se compreenderem e se identificarem com as diferentes possibilidades de atuação na educação”, comentou a coordenadora de Pedagogia.