São mais de 20 anos de tradição sem perder de vista a visão de futuro.
Em 12 de abril de 1998 foi criada a ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – AESEES, com sede e foro no Município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, tendo como objetivo os serviços de sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter educativo, técnico e cultural, e com a finalidade da prestação de serviços de Ensino Superior em Graduação e Pós-Graduação, regido por Estatuto, pelas disposições legais e pelas diretrizes da auto-gestão.
Em 25 de outubro de 2000, conforme consta em Escritura Pública, a AESEES-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, teve alteração em sua Personalidade Jurídica para FUNDAÇÃO NOVO MILÊNIO, com os respectivos registros nos órgãos competentes e alteração dos objetivos sociais para: a) atuar dentro dos seus objetivos na aplicação do ensino, desenvolvimento social e de radiodifusão, sem a finalidade de lucro; b) promover a aplicação da prestação de serviços dentro da atividade profissional em geral, em especial o de ensino de 3º grau (superior), Pós-Graduação, Pesquisa e Cursos de Extensão, e desenvolvimento da Cultura, através de canais de radiodifusão cultural e educativa; c) supervisionar, coordenar, orientar e estudar as condições sociais e técnicas de população de sua abrangência municipal, e outros conforme consta em seu Estatuto.
O ato de transformação da AESEES em FUNDAÇÃO encontra-se registrado no Cartório do 2º Ofício de Vila Velha, Espírito Santo, sob n. 2.233, livro A – 19, p. 131-147.
A mantida, FACULDADE NOVO MILÊNIO, rege-se pela Legislação do Sistema Federal de Ensino, pelo seu Regimento, pelo Estatuto da Entidade Mantenedora e pelas Resoluções emanadas do seu Conselho Superior.
Em dezembro de 2005 pode-se definir melhor o papel a ser desempenhado pela Instituição junto à sociedade capixaba, pois, por força de Certificação Federal, a Secretaria Nacional de Justiça, no uso das atribuições que lhe confere a Portaria nº 1.276, de 27 de agosto de 2003, publicada no Diário Oficial da União em 28 de agosto de 2003, concedeu Certificado de Utilidade Pública Federal à Fundação Novo Milênio, após exame conforme consta do Processo MJ nº 08026.010822/2005-35, que culminou com a Portaria nº 2.413, de 16 de dezembro de 2005, publicada no Diário Oficial da União de 19 de dezembro de 2005.
Nos últimos anos a Faculdade Novo Milênio vem desenvolvendo um programa de capacitação do seu corpo docente, apresentando atualmente somente profissionais pós-graduados. Tem estimulado ainda a qualificação de seu corpo técnico-administrativo viabilizando sua entrada e permanência nos cursos ofertados pela própria Instituição.
A finalização do ano de 2016 marcou o encerramento de um ciclo avaliativo por força do Planejamento de Desenvolvimento Institucional programado para 2017 a 2021. Por força deste encerramento, providenciou-se, por solicitação dos Mantenedores, após avaliação da CPA, um planejamento estratégico para rever e reavaliar as metas institucionais, objetivos e atividades para os anos 2018 a 2022 pretendendo-se, neste período, revisão de metas que norteiam a dimensão do futuro institucional.
A finalização do ano de 2018 marcou, novamente, os estudos de um novo ciclo avaliativo por força do Planejamento de Desenvolvimento Institucional programado. Como ambiente propício para a operância, investigação, criatividade e busca do novo, o Diretor Geral da Faculdade fez realizar estudos no sentido de diagnosticar a situação da educação na região de abrangência. Com necessidade de novos Cursos Superiores Presenciais e na Modalidade a Distância prepara-se a criação de novos projetos de curso de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia na modalidade a distância, com determinação de sua mantenedora. Por força desses estudos, providenciou-se, ainda por solicitação dos Mantenedores, um planejamento estratégico para rever e reavaliar as metas institucionais estimadas para o PDI a partir de 2019 a 2022, objetivos e atividades para os próximos anos, com Aditamento aos procedimentos a partir de 2019 até 2022, resultando em estudos para uma nova programação pretendendo-se, neste período, além do pedido de autorização de novos cursos já elencados anteriormente, o acréscimo do pedido de autorização de novos cursos na educação presencial e a distância.
Neste interim, a Faculdade Novo Milênio vem se destacando como uma Instituição séria, participativa na comunidade servindo a população, inclusive estabelecendo parceria com outras Instituições de Ensino Superior no sentido de acolher para aulas em nossos Laboratórios, utilização de nossa Biblioteca e Eventos Interinstitucionais, além de possibilitar a participação de docentes contratados para formação em curso de pós-graduação stricto sensu.
Em setembro de 2006, por força da Resolução nº 167, de 21/09/2006, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, p.154, o Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, deferiu, simultaneamente, o processo número 71010.000448/2006-56, para REGISTRO, com fundamento na Lei nº 8.742, de 7/12/1993, e na Resolução nº 31, de 24 /02/1999, e o PEDIDO DE CEAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), com fundamento nos Decretos nº 752, de 16/02/1993, nº 2.536, de 06/04/1998 e na Resolução CNAS nº 177, de 24/08/2000.
Na vigência do PDI anterior, em 04/03/2011 houve publicação de Portaria no Diário Oficial da União, com aprovação da transferência de mantença da Faculdade Novo Milênio – FNM (1308), que passou de Fundação Novo Milênio para Associação de Ensino Superior de Campo Grande Ltda. Por esta Portaria a Mantenedora adquirente assume a responsabilidade integral de assegurar o financiamento da Mantida, devendo garantir a manutenção da qualidade dos cursos ofertados e sua continuidade, sem prejuízo para os alunos.
Atualmente, com mais de vinte anos de funcionamento, a Associação de Ensino Superior de Campo Grande Ltda., oferece à comunidade capixaba uma infraestrutura sólida, com projeto de expansão, demonstrando maturidade institucional e desenvolvendo uma proposta de educação superior cujas principais atividades acadêmicas são:
• Cursos de graduação – bacharelado e licenciatura – sendo um na área de Ciências da Saúde; quatro na área das Engenharias; um na área de Ciências Humanas e cinco na área de Ciências Sociais Aplicadas;
• Cursos de graduação em tecnologia superior – cinco cursos – sendo um na área de Ambiente e Saúde; um na área de Gestão e Negócios; um na área da Informação e Comunicação; um na área de Produção Alimentícia; um na área do Turismo, Hospitalidade e Lazer.
• Programa de pós-graduação lato sensu, administrado pelo Núcleo de Iniciação Científica e Extensão, responsável formalmente pela pesquisa científica nas áreas de atuação institucional, contando com atuação de especialistas, mestres e doutores, além de alunos de cursos envolvidos na pesquisa;
• Programa do Núcleo de Prática Jurídica, que possibilita a participação dos alunos do curso de Direito nas ações desenvolvidas pelo Núcleo, mediante o acompanhamento de Professores especialmente designados pela Instituição;
• A Clínica de Estética e Cosmética, que possibilita atendimento à população em geral, mediante agendamento de dia e horário, que tem por finalidade proporcionar ao corpo discente oportunidade de aperfeiçoamento do ensino, atendendo à população, mediante utilização de práticas de estética corporal e facial, coordenado e supervisionado por Professores especializados. Procura, desta forma, além de outros procedimentos específicos, dotar os alunos, futuros esteticistas, de uma formação tecnológica e prática, humanista e ética sólida, habilitando-os a perceber desenvolvimento de uma profissão qualificada em nível de atendimento e procedimentos estéticos e eletroterápicos.
• Programa de parcerias, contando com a participação do setor empresarial e industrial de pequeno e médio porte, regional e nacional, viabilizando programas de estágios supervisionados nas áreas de atuação profissional;
• Participação efetiva no desenvolvimento econômico e social local e regional.
O histórico da Faculdade Novo Milênio dá conta de sua relevante contribuição para o desenvolvimento da cidade de Vila Velha, como polo cultural e educacional da região da Grande Vitória. Em resposta à sua responsável, incessante e provedora atuação, conta-se com amplo reconhecimento e respeito da comunidade em que está inserida e registra-se demanda crescente de candidatos a nossos cursos procedentes do município onde se localiza e de municípios adjacentes.
MISSÃO
Formar profissionais-cidadãos, tecnicamente capazes e socialmente comprometidos com o bem comum, dotados de pensamento crítico e, assim, predispostos para utilizar o saber científico e tecnológico nos limites da ética e dos valores cristãos, contribuindo para a consolidação da Sociedade da Informação e da Nova Economia em nosso País.
VISÃO
Tornar-se um Centro Universitário reconhecido em seu desempenho acadêmico, científico e profissional.
Formar profissionais-cidadãos, tecnicamente capazes e socialmente comprometidos com o bem comum, dotados de pensamento crítico e, assim, predispostos para utilizar o saber científico e tecnológico nos limites da ética e dos valores cristãos, contribuindo para a consolidação da Sociedade da Informação e da Nova Economia em nosso País.
Tornar-se um Centro Universitário reconhecido em seu desempenho acadêmico, científico e profissional.
[optinform]