Colaboradores passam por treinamento sobre Inteligência Emocional

(Divulgação)

Os funcionários dos setores administrativos da Faculdade Novo Milênio passaram por um treinamento de Inteligência Emocional, idealizado e promovido pelo time de Recursos Humanos. A capacitação aconteceu na quinta, sexta e segunda-feira (25, 26 e 29), cada dia com uma turma diferente de colaboradores.

De acordo com o analista de Gestão de Pessoas Erik Matos, responsável por ministrar o treinamento, as ideias do autor Daniel Goleman, considerado o “guru da inteligência emocional”, foram usadas como base. Um dos conceitos de Goleman, explicou Erik, é que a inteligência emocional resulta da regulação dos sentimentos, trabalhando cinco grandes pilares: autoconhecimento, autorregulação, automotivação, empatia e habilidade sociais.

“Você percebe que três (pilares) estão relacionados a ‘auto’, porque é aquilo que vem de dentro para fora. A inteligência emocional primeiro tem que partir de nós, para conseguirmos desenvolver para o entorno, para os outros”.

O analista, formado em Psicologia, afirmou que o treinamento consistiu em contextualizar essas ideais ao ambiente de trabalho, conversando muito sobre relações interpessoais e, principalmente, sobre a necessidade de conhecer antes de reagir.

“Às vezes, nossos instintos são primitivos e trazem situações mais relacionadas a reagir de forma involuntária, não pensada. O objetivo foi entender o que são as emoções. Quando você começa a saber definir as suas emoções, o que você está sentindo, você consegue regular melhor suas emoções e agir de uma forma mais proporcional em cada ambiente. A recepção (ao treinamento) foi muito boa. Os grupos fizeram diversos questionamentos, discutiram os assuntos tratados. Foi uma troca muito bacana”, concluiu Erik.

 

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