Graduandos e egressos da Novo Milênio participam da Equipe de Apoio à VIII Romaria na Festa da Penha

Tô subindo o morro da Penha

Para pedir sua benção, oh! Maria

Lá em cima do morro da Penha

Abençoa seu povo oh! Maria 

Trecho da música Abençoe seu povo oh! Maria, Banda de Congo Beatos de São Benedito.

No dia 8 de abril, durante as festividades da Padroeira do estado do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, egressos e graduandos da Faculdade Novo Milênio participaram da Equipe de Apoio, acolhendo, recepcionando e orientando os integrantes das Bandas de Congo de diferentes regiões do estado que vieram participar da  VIII Romaria dos Conguistas, na programação da Festa da Penha 2024.

A Faculdade Novo Milênio (FNM), participa da Romaria de Conguistas desde a sua segunda edição, como Ação de Extensão na “Equipe de Apoio na Romaria de Conguistas”, em parceria com a Associação Cultural Esportivo e Recreativa Beatos do Espírito Santo (ACERBES), que é a organizadora da mesma.

Na Novo Milênio esta ação é uma proposta do Curso de Pedagogia, junto ao Polo FNM/Arte na Escola, ao Grupo de Pesquisa Estudo Identidade Cultural no Espírito Santo (GEPIC-ES), evidenciando a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e iniciativas culturais para promover o enriquecimento cultural e social de nossa comunidade e faz jus à extensão, que é um dos pilares do ensino superior.

A VIII Romaria de Conguistas, integrou a programação da maior festividade cultural do estado, sendo marcado pela presença de ritmos, tambores e casacas, que embalaram os participantes na Festa da Penha.

Vale lembrar que além de ser um momento de fé para os devotos católicos, a manifestação desta expressão cultural tipicamente capixaba é marcada pela celebração de nossa diversidade cultural, que inclui a participação das bandas de congo e de seus diferentes signos culturais que compõem a nossa cultura popular.

Destaca-se também que a Festa da Penha, assim como o Congo, é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo, tornando-se um dos momentos mais significativos da cultura e tradição capixaba.

Conhecer e construir vivências culturais sobre o lugar em que se vive contribui significativamente para fomentar a identidade local, fortalecendo os laços comunitários, preservando e perpetuando as tradições históricas e culturais.

Nossos agradecimentos à professora Mônica Dantas, presidenta da Banda de Congo Beatos de São Benedito, pela parceria de todos estes anos e nossos parabéns pela organização da VIII Romaria de Conguistas, nas festividades da Festa da Penha/2024.

Texto por Ariane Boone Dias (Egressa do Curso de Pedagogia e Coordenadora do GEPIC-ES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *