8 dicas para manter o foco nas disciplinas EAD

(Divulgação)

Claro que estudar na sala de aula e estudar em casa tem suas diferenças. Porém, com um pouquinho de organização e atenção, o Ensino a Distância torna-se uma experiência incrível! Aproveitando que toda sexta-feira é dia das disciplinas EAD na Faculdade Novo Milênio, a professora Patrícia Romana Ornellas Leite, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), separou 8 dicas valiosas para você aproveitar o ensino a distância ao máximo!

1 – Mantenha uma rotina

Defina bem seus horários de descanso, estudo, atividades físicas, entre outras ações rotineiras. Dessa maneira, é possível manter o foco e evitar a criação de hábitos improdutivos.

2 – Adapte o cronograma de estudos

As disciplinas EAD possuem dinâmicas e processos totalmente diferentes das disciplinas presenciais, o que afeta a forma de consumo dos conteúdos. Crie um cronograma de estudos adaptado para o formato EAD. Evite ficar muito tempo na frente da tela do computador e faça pequenas pausas sempre que terminar de estudar sobre um determinado assunto.

3 – Estabeleça metas

Elas podem motivar e ajudar você com seus planejamentos. Ao criar uma meta, você assume um compromisso de alcançá-la em um tempo estipulado e sem comprometer o restante da rotina. Exemplo: estudar uma hora por dia as disciplinas EAD.

4 – Elimine distrações

Na Educação a Distância, onde a maioria das pessoas estuda em casa, as distrações aumentam com a presença de aparelhos, como televisão, celular e videogame. Para evitar que as distrações atrapalhem os estudos, deixe essas tecnologias fora do campo de visão e desligadas. Só volte a utilizá-las quando terminar uma aula ou tarefa.

5 – Tenha um bom ambiente de estudo

Para evitar que as distrações atrapalhem os estudos, deixe essas tecnologias fora do campo de visão e desligadas. Só volte a utilizá-las quando terminar uma aula ou tarefa. A principal ideia é entender que aquele espaço é dedicado aos estudos.

6 – Cuidado com a postura

Quando estamos em casa, é normal não nos preocuparmos com a postura e, por exemplo, deitarmos no sofá da maneira mais aconchegante. Porém, no Ensino a Distância, a casa se torna um ambiente de aprendizado. Logo, é importante manter a saúde corporal e a postura correta durante as aulas. Isso vai ao encontro com o que foi dito no item anterior e ajuda a simular um ambiente de sala de aula.

7 – Tecnologias a seu favor

Embora as tecnologias possam ser uma distração, algumas delas podem ajudar nos estudos e na organização de uma rotina. Programas como o Trello e o Google Agenda são ótimos para fazer o planejamento de tarefas e ajudar a ter mais controle sobre a rotina. Alguns deles também podem ser utilizados para fazer anotações das aulas, como o Evernote.

8 – Participe das discussões

Contribuir com os debates realizados nas disciplinas a distância é uma boa maneira de aumentar a atenção e manter o foco, além de ser uma boa forma de interagir com os colegas de turma. Então, sempre que possível, participe das discussões levantadas em aula.

Fonte: Portal Canal do Ensino (adaptado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *