Uma noite inspiradora: Métricas para Creator com Vitor Magnoni do O Parcial!

No dia 17 de maio, o auditório da Faculdade Novo Milênio foi palco de um evento incrível: o Bate-papo:”Métricas para creator: Como os dados influenciam na criação de conteúdo em plataformas digitais”.

Recebemos o talentoso Vitor Magnoni, publicitário, roteirista e o cérebro criador por trás do icônico jornal fictício “O Parcial”, que compartilhou a sua inspiradora trajetória de sucesso e insights valiosíssimos para brilhar no mundo digital.

A abertura do evento ficou por conta da professora do curso de Publicidade e Propaganda, Liliane Brunoro, que deu início a uma noite cheia de aprendizados.

Durante o evento, Vitor compartilhou não apenas os bastidores do O Parcial, mas também revelou sua abordagem na criação de conteúdo relevante e crítico.

 

Sucesso nas redes

O Parcial que começou com pequenos memes nas redes sociais e hoje é um verdadeiro fenômeno, contando com uma equipe de criadores e parcerias importantes, incluindo a Rede Gazeta.

A página do O Parcial no Instagram, nasceu na pandemia, em 2020, logo depois na quarentena quando a gente estava em casa, foi realmente uma necessidade de procurar um hobby, manter a saúde mental em dia. Produzir conteúdo mesmo! Conteúdo relevante, crítico, humorado pra divertir pessoas e também conseguir me divertir,  revelou Vitor Magnoni.

Com um olhar ácido, irônico e muito bom humor, a página conquistou mais de 60 mil seguidores, explorando os costumes e manias dos moradores do Espírito Santo.

 

Métricas que bombam!

As métricas de mídias socias são indicadores fundamentais que permitem analisar o desempenho das atividades e plataformas como Instagram, LinkedIn e Facebook. É por meio delas que é possível avaliar o êxito das campanhas e publicações.

Um dos destaques do bate-papo, foi justamente a discussão sobre a importância das métricas no O Parcial.

Vitor destacou que, para eles, publicar conteúdo relevante é fundamental, mesmo que às vezes não gere engajamento imediato. E as métricas acabam sendo uma consequência do impacto que suas publicações causam na cidade e nas pessoas.

A gente realmente busca sempre publicar o que a gente acredita, né? O que é necessário! Às vezes pode ser que um conteúdo não dê engajamento e alcance, mas a gente acredita que é necessário que eles venham a público. Uma utilidade pública, uma crítica social, acrescentou Vitor.

Durante o bate-papo, tivemos a presença especial de Manu Santana, integrante da equipe do O Parcial, que enriqueceu ainda mais o evento.

 

Métricas de inspiração instantânea

Os participantes também deixaram suas impressões sobre o evento, e não pouparam elogios! Haira Beatriz, aluna do 1° período de Publicidade e Propaganda, fã da página, destacou a dinâmica do bate-papo e as experiências compartilhadas por Vitor.

“Adorei, achei dinâmico, gostei da explicação em relação as experiências que ele tira através do O Parcial. Gostei das dicas de não ser o mala, de ser simpático, mas não ser bobo! E esses aprendizados assim que dá pra gente levar tanto pro perfil pessoal ou pro profissional.” – adicionou Haira.

Lucas Vasconcelos, aluno do 1° período de Publicidade, ressaltou a estratégia apresentada por Vitor e como ela pode ser aplicada para atingir o público-alvo de forma eficiente.

“Algo que eu gostei muito que ele falou foi a questão da estratégia, do engajamento, foi a hora que eu mais gostei! Saber como “atacar” o público né? Aquele alvo que eles querem “atacar” mas, sabendo como “atacar”, pontuou Lucas.

A professora Liliane Brunoro, que colaborou na organização do evento, ficou encantada com as métricas apresentadas por Vitor, evidenciando o alcance orgânico das publicações do O Parcial, que supera 50% da audiência de seguidores no Instagram.

“Eu fiquei muito encantada e não digo nem surpresa porque realmente a qualidade do conteúdo que O Parcial faz, corresponde as métricas que ele apresentou, mas assim, a gente imaginando como alcance orgânico de publicação numa plataforma como o Instagram, com mais de 50% da audiência de seguidores que ele tem, é algo surreal! E aí eu achei bacana ele também trazer esse dado e querer saber daquelas pessoas, o que que elas achavam daquilo, uma vez que a nossa disciplina é de Métricas e análises em plataformas digitais, eu vi que fazia muito sentido trazer um pouquinho desse conhecimento dele, da experiência que ele tem tido.” – finalizou a Professora Liliane Brunoro.

 

Conselho do Expert

Ao ser questionado sobre como se destacar no mundo digital utilizando métricas, Vitor compartilhou conosco um valioso segredo:

“Na criação de conteúdo, o principal é fazer aquilo que você realmente gosta, parece clichê mas realmente é isso. Quando você começa criar um conteúdo, tem que ser um conteúdo que você gosta de fazer, que te dá prazer, pois, se você seguir num conteúdo que você acha que vai dar certo, só porque tá na moda, você não vai ter energia pra fazer as coisas chatas, as coisas ruins, os trabalhos difíceis. Então, é seguir algo que realmente você tem perfil, que você goste daquilo, que você tenha interesse pela natureza do assunto” enfatizou Vitor.

Inspiração

Foi uma noite maravilhosa, repleta de conhecimento e enriquecimento pessoal. Agradecemos imensamente ao Vitor Magnoni e sua equipe por compartilharem seus conhecimentos conosco.

Um agradecimento especial à professora Liliane Brunoro, à Coordenação do curso de Publicidade e Propaganda, Professor Gustavo Belo e a todos os alunos que tornaram esse momento incrível. Que venham mais eventos inspiradores como esse!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *