O Curso de Psicologia da Faculdade Novo Milênio tem como foco a formação de profissionais com nível de excelência que lhes permita atender à demanda do mercado de trabalho gerada por todas as classes e pessoas: jovens, adultos, crianças, homens e mulheres do Espírito Santo.
A proposta de criação do curso de Psicologia da Novo Milênio justifica-se, primeiramente, pelo fato de a Psicologia ser uma profissão em expansão no Estado e desempenha papel relevante para transformações em diversos contextos. Sua crescente produção científica e suas diferentes formas de atuação demonstram sua importância e seu comprometimento com as demandas sociais, individuais e com os direitos humanos.
Mercado de Trabalho
Formar psicólogos com capacidade crítico-reflexiva, fundamentados teórica e metodologicamente para atuarem em diferentes contextos socioculturais, comprometidos com a ética, com a promoção de saúde integral, com as causas sociais, direitos humanos e com o desenvolvimento do conhecimento psicológico.
Estágio
Os estágios no curso de Psicologia têm papel significativo na formação acadêmica de nossos alunos, por meio de uma produção cientifica e de um envolvimento do corpo docente que acompanham as transformações dos “saberes” e “fazeres” clínicos. Tais transformações cotejam a multiplicidade de acontecimentos na dimensão social, vividas pelo homem contemporâneo.
As diversas manifestações de sofrimento, comportamentos e desfigurações de sua essência exigem ampliação no propósito de partir de uma clínica para as várias clínicas. Para isso, se dão as ênfases curriculares do curso de Psicologia: a Prática da Psicologia em Processos Educativos; Processos de Gestão; Processos de Prevenção e Promoção de Saúde; Processos de Avaliação Diagnóstica e Processos Clínicos.
O estágio supervisionado visa assegurar o contato do aluno com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações caracterizadas cada vez mais pela exigência de uma formação básica e pluralista, fundamentada em um discurso epistemológico, teórico e ético rigoroso, bem como na inserção na realidade sociocultural imediata, sob a supervisão de um profissional da área, em ação integrada com o Supervisor de Estágio Supervisionado da Escola, um professor do curso.
Atividade de Extensão
As atividades de extensão pressupõem flexibilidade curricular para o estudante em relação às experiências no processo ensino/aprendizagem. Essas atividades se constituem de práticas acadêmicas que ampliam horizontes para além da sala de aula, possibilitando o aprofundamento temático e interdisciplinar, propiciando a contemporaneidade do currículo, ensejando o desenvolvimento de temas emergentes da área, decorrentes das transformações da sociedade e de seus avanços, além da adequação do currículo aos interesses individuais dos alunos. Além disso, visa permitir aos alunos atuarem como sujeitos ativos, agentes do seu próprio processo histórico, capazes de selecionar os conhecimentos mais relevantes para os seus processos de desenvolvimento.