Seja de arte, arquitetura, história natural, futuros distópicos ou os que contam a grande aventura do homem sobre a Terra, os museus encantam milhões de visitantes com suas exposições, peças, efeitos visuais e artigos únicos. Na última terça-feira (18) foi comemorado o Dia Internacional dos Museus e também estamos na Semana do Museu. Em tempos de pandemia e isolamento social, separamos dez museus incríveis que contam com visitação online, para você curtir tudo sem precisar sair de casa!
Começamos com cinco museus nacionais:
1- Pinacoteca (São Paulo, SP)
Um dos museus mais bonitos da cidade de São Paulo e, porque não dizer, do Brasil, a Pinacoteca já vale uma visita virtual somente para apreciar a arquitetura do prédio do século XIX. Mas, além disso, o museu possui um acervo de encher os olhos, com mais de 9 mil obras de arte, entre coleções de artistas como Anita Malfatti, Benedito Calixto e Victor Meirelles.
Acesse o tour virtual da Pinacoteca aqui.
2- Masp (São Paulo, SP)
Localizado no coração da Avenida Paulista e conhecido pelos seus pilares vermelhos, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) é o principal museu da maior cidade do país. Lá, você encontra verdadeiros tesouros nacionais, como obras de Cândido Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti, e internacionais, com exemplares de Botticceli, Renoir, Monet, Picasso, Van Gogh e Matisse.
Clique aqui para conhecer as instalações do Masp.
3- Museu do Amanhã (Rio de Janeiro, RJ)
Com arquitetura futurista e ousada, o Museu do Amanhã, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro e inaugurado em 2015, tem a proposta de ser um espaço para artes e ciências, além de contar com exposições que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.
Conheça o imponente museu carioca aqui.
4- Instituto Inhotim (Brumadinho, MG)
Considerado o maior museu a céu aberto do mundo (com mais de 780 hectares), o Instituto Inhotim, localizado na cidade mineira de Brumadinho, é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, além de uma enormidade de espécies de nossa flora que são protegidas pela área de preservação ambiental.
Visite o Inhotim aqui.
5- Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, PR)
Com uma arquitetura que faz jus ao nome do seu criador (e também homenageado com o nome), o Museu Oscar Niemeyer, da capital do Paraná, Curitiba, tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design.
Passeie pelo museu aqui.
Agora, vamos conhecer, virtualmente, cinco museus internacionais:
6- Louvre (Paris, França)
Definitivamente, o museu da capital francesa é mais famoso do mundo. Também é conhecido pelas longas filas, afinal, todos querem ver algumas das obras famosas e importantes da história da humanidade, como o quadro Mona Lisa, do gênio Leonardo da Vinci. A parte boa do passeio virtual é que não há fila e você pode curtir, com calma, as obras (algumas delas em alta resolução e riqueza de detalhes).
Clique aqui e visite o Louvre.
7- Metropolitan Museum of Art (Nova York, EUA)
O Metropolitan, também conhecido pelo apelido carinhoso “MET”, é um dos maiores e mais completos museus da cidade mais importante do mundo. No site do museu há vídeos disponíveis que mostram o Metropolitan em 360º, com direito a uma ótima trilha sonora. Nos vídeos é possível comandar a direção e assim olhar o museu pelo ângulo que você desejar. Além dos vídeos em 360º, o site do MET oferece também diversos vídeos, textos e fotos sobre a história das obras disponíveis no museu, os bastidores do lugar e detalhes das exposições. Pelo mapa do museu disponível no site é possível saber mais sobre cada sala do MET.
Acesse a visitação online do MET aqui.
8- Musei Vaticani (Roma, Itália)
O museu da capital da religião católica reúne acervo de séculos e séculos e, claro, o ponto alto da visitação é conhecer a Capela Sistina, com o trabalho genial de Michelangelo. Entre as obras de artes do Museu do Vaticano, também é possível ver, em fotos e vídeos 360º, trabalhos de outros gênios como Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio.
Conheça o Museu do Vaticano aqui.
9- Museo Nacional de Antropología (Cidade do México, México)
Situado na zona entre Paseo de la Reforma e a rua Mahatma Gandhi, dentro do Parque de Chapultepec, na Cidade do México, o museu contém importantes artefatos arqueológicos e antropológicos das culturas pré-colombianas do México, como a Pedra do Sol e a estátua asteca de Xochipilli do século XVI.
Visite o Museu Nacional de Antropologia aqui.
10- Ohara Museum of Art (Kurashiki, Japão)
O Museu de Arte de Ohara (大 原 美術館, Ōhara Bijutsukan ), localizado em Kurashiki, Japão, foi a primeira coleção de arte ocidental a ser exibida permanentemente no país. O museu foi inaugurado em 1930 e originalmente consistia quase inteiramente em pinturas e esculturas francesas dos séculos XIX e XX. A coleção agora se expandiu para incluir pinturas da Renascença italiana e do século XVII holandês e flamengo. Artistas americanos e italianos famosos do século 20 também estão na coleção.
Acesse o incrível museu japonês aqui.
Parabéns pela matéria, pois as escolhas pelos espaços museológicos foram perfeitas. Alguns deles tive a oportunidade de visitar por mais de uma vez, e mesmo assim, foram possíveis novos olhares tanto no espaço quanto nas obras expostas.