10 museus incríveis para conhecer sem sair de casa

(Reprodução)

Seja de arte, arquitetura, história natural, futuros distópicos ou os que contam a grande aventura do homem sobre a Terra, os museus encantam milhões de visitantes com suas exposições, peças, efeitos visuais e artigos únicos. Na última terça-feira (18) foi comemorado o Dia Internacional dos Museus e também estamos na Semana do Museu. Em tempos de pandemia e isolamento social, separamos dez museus incríveis que contam com visitação online, para você curtir tudo sem precisar sair de casa!

Começamos com cinco museus nacionais:

1- Pinacoteca (São Paulo, SP)

Um dos museus mais bonitos da cidade de São Paulo e, porque não dizer, do Brasil, a Pinacoteca já vale uma visita virtual somente para apreciar a arquitetura do prédio do século XIX. Mas, além disso, o museu possui um acervo de encher os olhos, com mais de 9 mil obras de arte, entre coleções de artistas como Anita Malfatti, Benedito Calixto e Victor Meirelles.

Acesse o tour virtual da Pinacoteca aqui.

2- Masp (São Paulo, SP)

Localizado no coração da Avenida Paulista e conhecido pelos seus pilares vermelhos, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) é o principal museu da maior cidade do país. Lá, você encontra verdadeiros tesouros nacionais, como obras de Cândido Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti, e internacionais, com exemplares de Botticceli, Renoir, Monet, Picasso, Van Gogh e Matisse.

Clique aqui para conhecer as instalações do Masp.

3- Museu do Amanhã (Rio de Janeiro, RJ)

Com arquitetura futurista e ousada, o Museu do Amanhã, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro e inaugurado em 2015, tem a proposta de ser um espaço para artes e ciências, além de contar com exposições que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.

Conheça o imponente museu carioca aqui.

4- Instituto Inhotim (Brumadinho, MG)

Considerado o maior museu a céu aberto do mundo (com mais de 780 hectares), o Instituto Inhotim, localizado na cidade mineira de Brumadinho, é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, além de uma enormidade de espécies de nossa flora que são protegidas pela área de preservação ambiental.

Visite o Inhotim aqui.

5- Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, PR)

Com uma arquitetura que faz jus ao nome do seu criador (e também homenageado com o nome), o Museu Oscar Niemeyer, da capital do Paraná, Curitiba, tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design.

Passeie pelo museu aqui.

Agora, vamos conhecer, virtualmente, cinco museus internacionais:

6- Louvre (Paris, França)

Definitivamente, o museu da capital francesa é mais famoso do mundo. Também é conhecido pelas longas filas, afinal, todos querem ver algumas das obras famosas e importantes da história da humanidade, como o quadro Mona Lisa, do gênio Leonardo da Vinci. A parte boa do passeio virtual é que não há fila e você pode curtir, com calma, as obras (algumas delas em alta resolução e riqueza de detalhes).

Clique aqui e visite o Louvre.

7- Metropolitan Museum of Art (Nova York, EUA)

O Metropolitan, também conhecido pelo apelido carinhoso “MET”, é um dos maiores e mais completos museus da cidade mais importante do mundo. No site do museu há vídeos disponíveis que mostram o Metropolitan em 360º, com direito a uma ótima trilha sonora. Nos vídeos é possível comandar a direção e assim olhar o museu pelo ângulo que você desejar. Além dos vídeos em 360º, o site do MET oferece também diversos vídeos, textos e fotos sobre a história das obras disponíveis no museu, os bastidores do lugar e detalhes das exposições. Pelo mapa do museu disponível no site é possível saber mais sobre cada sala do MET.

Acesse a visitação online do MET aqui.

8- Musei Vaticani (Roma, Itália)

O museu da capital da religião católica reúne acervo de séculos e séculos e, claro, o ponto alto da visitação é conhecer a Capela Sistina, com o trabalho genial de Michelangelo. Entre as obras de artes do Museu do Vaticano, também é possível ver, em fotos e vídeos 360º, trabalhos de outros gênios como Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio.

Conheça o Museu do Vaticano aqui.

9- Museo Nacional de Antropología (Cidade do México, México)

Situado na zona entre Paseo de la Reforma e a rua Mahatma Gandhi, dentro do Parque de Chapultepec, na Cidade do México, o museu contém importantes artefatos arqueológicos e antropológicos das culturas pré-colombianas do México, como a Pedra do Sol e a estátua asteca de Xochipilli do século XVI.

Visite o Museu Nacional de Antropologia aqui.

10- Ohara Museum of Art (Kurashiki, Japão)

O Museu de Arte de Ohara (大 原 美術館, Ōhara Bijutsukan ), localizado em Kurashiki, Japão, foi a primeira coleção de arte ocidental a ser exibida permanentemente no país. O museu foi inaugurado em 1930 e originalmente consistia quase inteiramente em pinturas e esculturas francesas dos séculos XIX e XX. A coleção agora se expandiu para incluir pinturas da Renascença italiana e do século XVII holandês e flamengo. Artistas americanos e italianos famosos do século 20 também estão na coleção.

Acesse o incrível museu japonês aqui.

1 comentário em “10 museus incríveis para conhecer sem sair de casa

  1. Maria da Penha Fonseca Responder

    Parabéns pela matéria, pois as escolhas pelos espaços museológicos foram perfeitas. Alguns deles tive a oportunidade de visitar por mais de uma vez, e mesmo assim, foram possíveis novos olhares tanto no espaço quanto nas obras expostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *