Núcleos da Novo Milênio lançam cartilha de trânsito para ciclistas

(Divulgação)

Aproveitando o período do Maio Amarelo – campanha de conscientização sobre segurança no trânsito –, os núcleos de Extensão (NEX) e de Práticas Jurídicas (NUPRAJUR) da Faculdade Novo Milênio formularam a cartilha “O Código de Trânsito Brasileiro no Olhar do Ciclista – 2021”, com normas, dicas e possíveis penalidades para quem usa a bicicleta como meio de transporte.

A confecção do conteúdo é do professor Renato Possatto Lyra, coordenador do NUPRAJUR e também do curso de Direito da Novo Milênio. Por tratar-se de um projeto de extensão, as ideias do material foram discutidas com alguns alunos do 1º e 3º período de Direito.

Segundo Renato, a ideia surgiu quando o diretor Acadêmico da faculdade, Emerson Luiz de Castro, propôs um desafio, ao entregá-lo uma versão de bolso, para ciclistas, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como material de inspiração.

“Fizemos nossa cartilha já com o CTB já atualizado. Inclusive, criamos uma tabela com as sanções previstas para ciclistas, conteúdo que não tinha no material que nos inspirou. Precisamos lembrar que há penalidades previstas no CTB também para ciclistas”, explicou Renato.

De acordo com o coordenador, é preciso entender que a bicicleta não é só um objeto de lazer e que muitos a usam como transporte principal, seja para trabalhar ou fazer outras atividades.

“O ciclista deve saber das normas, dos equipamentos obrigatórios, de como conduzir uma bicicleta no trânsito da maneira correta. A ideia básica do Maio Amarelo é trabalhar a conscientização e, com os ciclistas, não é diferente. O objetivo da cartilha também é chamar atenção do poder público para melhorar as sinalizações de trânsito para ciclistas e melhorar e ampliar a malha de ciclovia nas cidades”, completou.

A ideia é divulgar a cartilha nas redes sociais, com possibilidade de versões impressas em um segundo momento. Você pode acessar e fazer o download do material aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *