Novo Milênio vai oferecer curso sobre EAD para professores e técnicos

(Divulgação)

Atenção, professores e técnicos da Faculdade Novo Milênio que desejam atuar na Educação a Distância, na função de tutor: a partir do próximo dia 19 de julho, a instituição vai oferecer o curso on-line “Formação de Tutores em Educação a Distância”. Será um curso de formação continuada, na modalidade de “Curso de Extensão”, com carga horária de 120 horas.

A criação e elaboração do curso são frutos de uma parceria entre o Núcleo de Educação a Distância (NEAD), o Núcleo de Avaliação, Qualidade e Estratégia (NAQUE) e a Academia Docente. As inscrições podem ser feitas aqui.

O objetivo será proporcionar o desenvolvimento das habilidades associadas à função de tutoria, tais como: familiaridade com as ferramentas tecnológicas; habilidades de motivação e desenvolvimento de trabalho síncrono e assíncrono, via Campus Virtual, chats e fórum; acompanhamento de alunos a distância; e supervisão do desenvolvimento do trabalho do curso.

O curso será finalizado no dia 3 de setembro. Os inscritos deverão finalizar todos os conteúdos e atividades do curso até a data final para obter a sua certificação.

Segundo a coordenadora do NEAD, Patrícia Romana Ornellas Leite, essa capacitação deve proporcionar, aos envolvidos, exercer o papel do aluno, para que possam sentir como eles se sentem: suas dificuldades, angústias e desafios enfrentados.

“Além disso, apropriar-se das mídias e meios de comunicação disponíveis para uso no curso, favorecendo, assim, a sua formação e qualificação profissional com a vivência real de um aluno na modalidade EAD”, completou.

Patrícia, que participou da elaboração da grade, vai administrar as inscrições e tirar dúvidas sobre a plataforma, explicou que o curso não terá um professor ou tutor específico.

“Utilizaremos o material da Plataforma Sagah, que dá subsídio para o aprendizado autoinstrucional. No dia 19 (de julho) vamos fazer uma reunião de abertura com os inscritos”.

Ficha Técnica

Curso: Formação de Tutores em Educação a Distância.

Público-Alvo: somente para professores e técnicos da Novo Milênio que desejam atuar como tutores a distância. Não será aberto ao público externo.

Início: 19 de julho.

Término: 3 de setembro.

Inscrição: Google Forms.

Carga horária

Quatro módulos de 30 horas cada, perfazendo um total de 120 horas de formação.

Módulos e Conteúdo

• Módulo I: Introdução a Educação a Distância
a) Conceitos e evolução histórica da Educação a Distância;
b) Tecnologia e a força da Educação a Distância;
c) Elementos e características principais da Educação a Distância.

• As teorias da Aprendizagem e a atuação do Tutor no EAD 
a) Aprendizagem a distância;
b) Perfil e atribuições do professor, do tutor e do aluno na Educação a Distância;
c) Sistema de acompanhamento na Educação a Distância;
d) Desafios da Educação a Distância.

• Material Didático e Avaliação para EAD
a) O material didático para EAD;
b) Necessidade de monitorar o processo de ensino-aprendizagem;
c) Avaliação em Educação a Distância.

• Recursos Tecnológicos no EAD
a) As principais tecnologias utilizadas em Educação a Distância;
b) Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA);
c) As plataformas de Educação a Distância – estudo de caso das plataformas tipo LMS, LCMS, Moodle e outras;
d) Ferramentas de Comunicação e Gerenciamento.

Metodologia

Os conteúdos das disciplinas serão disponibilizados aos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Faculdade Novo Milênio. O curso possibilitará aos alunos uma preparação básica para atuarem como tutores em EAD. O curso acontecerá de forma autoinstrucional e estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O participante deverá ter pelo menos 60% de aproveitamento nas atividades para a aprovação e emissão do certificado.

Para a realização do curso, será preparado um ambiente virtual, onde estarão disponibilizadas: apresentação das unidades, infográficos, conteúdo didático, dicas do professor, exercícios e desafios e saiba mais. A coordenação do NEAD vai colaborar para que os alunos possam tirar dúvidas sobre navegação e/ou acesso que surgirem durante a realização do curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *