A professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Novo Milênio, Maria Penha Fonseca, participou do Encontro Regional da Rede Arte na Escola – Região Sudeste/Centro-Oeste, que na edição deste ano tem o tema “Arte e tecnologia: teoria e prática na geração de conhecimento”.
Penha, que também é coordenadora do Polo Faculdade Novo Milênio (FNM)/Arte na Escola, foi mediadora na palestra “Formação em Educação Digital em Artes”, que aconteceu na última quarta-feira (23) e marcou o início do evento – que se encerra nesta sexta-feira (25).
Segundo a professora, participar dos encontros regionais e nacional da Rede Arte na Escola é sempre muito enriquecedor, pois além de ter acesso a muitos assuntos específicos da arte na educação, dentro de um contexto contemporâneo, também existem as trocas com os outros polos.
“A escuta das ações que estão sendo desenvolvidas em outras unidades parceiras, nos possibilitam novos olhares e reflexões nas que temos desenvolvido. Neste encontro, são realizados os alinhamentos de propostas de formações continuadas para professores em Arte, tanto regional quanto nacional, definido os locais para o encontro nacional/2022 e regional/2023. Em 2017, o Polo FNM sediou o 27° Encontro Nacional da Rede Arte na Escola, no modo presencial, e nesta amanhã (sexta-feira, 25), na reunião de coordenadores, apresentaremos o nosso nome para sediar o próximo Encontro Regional Sudeste e Centro-Oeste, em 2023”, completou.
Rede Arte na Escola
A Rede Arte na Escola hoje está presente em 32 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 32 cidades e 17 estados do País. No Espírito Santo, ela está situada na Faculdade Novo Milênio desde 2013, por meio do Programa de Extensão, junto ao curso de Pedagogia da instituição de ensino, e tem desenvolvido várias ações de formação continuada junto aos professores que lecionam Arte e graduandos das licenciaturas em Arte e Pedagogia.
Os Encontros Regionais da Rede Arte na Escola possibilitam a socialização de práticas e reflexões acerca das demandas e urgências no ensino de Arte no País, valorizam a diversidade cultural das diferentes regiões do Brasil e a forma como estas repercutem nas práticas artísticas e em contextos educativos.