5 dicas para ter sucesso no Exame da OAB

 

(Divulgação)

A prova da 2ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acontece no próximo domingo (8) em todo o Brasil. Vale ressaltar que o Exame de Ordem autoriza bacharéis em Direito a exercerem a atividade de advogado, caso sejam aprovados na prova. Da Faculdade Novo Milênio, um grupo de alunos do 9º período do curso de Direito vai participar da segunda etapa.

Aproveitando o momento, separamos cinco dicas básicas – porém importantes – para quem vai se submeter ao exame tão importante para a profissão. Para essa missão, contamos com a consultoria do coordenador do curso de Direito da Novo Milênio, professor Renato Possatto Lyra.

“Preocupados com o seu foco e para que tenha um bom desempenho, preparamos dicas valiosas para o dia da sua prova. Elas foram elaboradas especialmente para você, que se dedicou aos estudos e quer conquistar a tão desejada conquista da aprovação. No domingo, é importante acordar bem para esse grande dia. Por isso, é fundamental seguir esse passo a passo, que é bem simples e ajudará você a chegar bem”, afirma Renato.

Confira abaixo as dicas:

1 – Calma

Confie no seu potencial. Procure não gastar suas energias para não produzir aflição. Afinal, você se preparou bem para esse dia. Calma, atenção e manter o equilíbrio das emoções são, sem dúvida, alguns dos pontos mais importantes. Ficar nervoso não trará resultados positivos.

2 – Organize-se

Evite os imprevistos de última hora, principalmente os que podem ocorrer no percurso ao local de prova. O recomendado é chegar uma hora antes. Avaliar o tempo que você levará para chegar até o local da prova é fundamental.

Na prova, fazer, primeiro, um esboço da peça pode fazer toda a diferença, pois já dá para estimar o tempo que levará para fazer o exame. Porém, fazer muito rascunho é perda de tempo. É importante esboçar pontos como: endereçamento, tipo de ação, qualificação, se autor ou réu, o lastro dos fatos, dispositivos legais, pedidos, valor da causa, entre outros.

3 – Cuide do sono e da alimentação

Não durma tarde. É importante que você esteja descansado e tenha um sono de qualidade antes da prova. Lembre-se: o seu desempenho está ligado, de forma direta, ao estado mental do seu cérebro e ao seu estado físico. Afinal, ele é a única ferramenta que você irá usar durante a prova. Por isso, a dica aqui é ter uma boa noite de sono para que tudo corra bem.

Alimentar-se bem é fundamental para não sentir fome na hora da prova. E fica a dica: é importante fazer uma refeição leve, na medida certa, procure não exagerar. Incômodos na hora da prova, por conta de uma refeição errada, vão causar desconcentração.

4 – Faça atividades que você gosta

Ou seja: faça aquilo que você se sente bem. Não precisa querer seguir um padrão. Então, se você se sentir bem estudando, estude. Se for saindo com os amigos, saia. Caso você se sinta bem não fazendo nada, não faça nada e assim por diante, entendido?

5 – Lembre-se da caneta e dos documentos

Sua caminhada foi longa para chegar até aqui e, nesse dia tão especial, não dá para colocar tudo a perder por ter esquecido algo indispensável para a hora da prova. Por isso, antes de sair de casa, confira se está levando tudo o que você precisa: comprovante de inscrição; documento de identidade original, com foto; caneta azul ou preta (dica: leve mais de uma caneta).

Leve água, um alimento fácil de ser consumido (um salgado e um doce), como barrinhas de cereal e biscoito, por exemplo, que vão repor suas energias, trazer conforto e saciar seu corpo e mente, diminuindo sua ansiedade.

Dicas extras

O professor Renato também alerta para atenção redobrada na hora de escrever, tanto com ortografia e gramática, quanto em deixar uma letra legível, que não possa gerar dúvidas ou incompreensão nas questões subjetivas e na sua peça prático-profissional.

E nada de exageros: escrever muito não significa, exatamente, responder melhor. Mostre que você domine o assunto, mas cuidado para não se perder na linha de raciocínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *