Estamos no Setembro Amarelo, campanha para o mês de prevenção ao suicídio e, sobretudo, do exercício da empatia. Na Faculdade Novo Milênio, há uma importante ferramenta de acolhimento aos alunos e professores: o Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP), projeto educacional que proporciona meios e suportes para a formação cognitiva e desenvolvimento das relações intra e interpessoais.
De acordo com a professora Vanuza Almeida Bezerra, coordenadora do NOP, o núcleo, inicialmente, recebe o discente e/ou docente para uma primeira conversa, em que o objetivo é ouvir, atentamente, as dificuldades, carências, dúvidas, reclamações, inseguranças, etc.
“Por meio do diálogo, vamos identificar e orientar quanto ao melhor caminho para a solução do problema em si. Há casos em que o discente e/ou docente é encaminhado para atendimento em área específica e, para isso, há todo um processo”.
Vanuza destaca que o NOP está sempre aberto ao acolhimento, seja presencial ou virtual.
“A sala tem total privacidade para o atendimento e o horário é aquele que melhor atende quem o procura, favorecendo assim uma acolhida quase que imediata, no esforço de cuidar e amparar todos que necessitem de ajuda e atenção”.
O núcleo pode ser acionado presencialmente, por e-mail (nop@novomilenio.br) ou por telefone (3399-2990), e atende, de acordo com a demanda, pela manhã, à tarde e à noite, favorecendo, assim, o acesso quase que imediato.
“Vale ressaltar que a base dos atendimentos é por meio de diálogos construtivos, sem pressa, para que a pessoa que procure o núcleo sinta-se, de fato, acolhida e confie no processo”, concluiu a coordenadora.
Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho do NOP.