Polo FNM/Arte na Escola tem representante em Grupo de Estudos com OMS

(Divulgação)

Que orgulho! O Polo Faculdade Novo Milênio (FNM)/Arte na Escola, por meio do Instituto Arte na Escola, está participando de um Grupo de Estudos, com foco em Arte e Saúde, junto à Organização Mundial da Saúde (OMS).

No último dia 18, foi realizado o primeiro encontro do Grupo de Estudos, com transmissão via Youtube. Participaram três brasileiros, incluindo a professora Jeanine Pacheco, do Polo FNM. Os outros dois representantes foram o presidente do Instituto Arte na Escola, Claudio Anjos, e a professora Tarcila Lima da Costa, do Polo Unesp.

Confira o texto de apresentação da arte-educadora e doutoranda em Saúde Coletiva (UFES), Jeanine Pacheco:

Quando vamos ao médico, sempre nos perguntam “o que você está sentindo?”. Acontece que não somos uma cabeça descolada de um corpo. Para sentir, precisamos nos afetar e isso inclui encontros com o que acontece dentro e fora de nós. A arte tem a potência de propiciar esses encontros, aumentando a nossa capacidade para sentir e, consequentemente, existir. Além disso, a saúde é um elemento constitutivo da nossa cultura e as práticas ligadas à saúde são aspectos culturais de toda sociedade, já que estão presentes nas relações humanas. Dessa forma, saúde inclui uma dimensão estética, de afirmação da vida na sua multiplicidade. Pensar nessa relação saúde, cultura e arte produz sustentabilidade, pois acolher a diversidade significa reconhecer a importância do cuidado singular necessário para o bem-estar da população, para a prevenção de agravos e promoção da saúde, também de futuras gerações. O webinar internacional realizada pelo Instituto Arte na Escola e pela Organização Mundial de Saúde é uma oportunidade singular para que nós, artistas-docentes, possamos compartilhar olhares e ampliar nossa percepção sobre a interface entre arte e saúde. Sem dúvida, a sensibilidade e a criação artística são instrumentos privilegiados para a produção de saúde, sobretudo em tempos pandêmicos. Assim, participar de um webinar internacional discutindo as oportunidades para as artes apoiarem os objetivos de desenvolvimento sustentável é uma grande oportunidade de multiplicar nossas percepções nesse campo e apresentar ao mundo o progresso que arte-educadores e artistas brasileiros têm feito nesse sentido. Como dizia o visionário Leonardo Da Vinci, “para uma mente completa, estude a arte da ciência e a ciência da arte. Aprenda a enxergar. Perceba que tudo se conecta a tudo”.

Você pode conferir aqui o vídeo com a participação da professora.

Rede Arte na Escola

Rede Arte na Escola hoje está presente em 32 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 32 cidades e 17 estados do País. No Espírito Santo, ela está situada na Faculdade Novo Milênio desde 2013, por meio do Programa de Extensão, junto ao curso de Pedagogia da instituição de ensino, e tem desenvolvido várias ações de formação continuada junto aos professores que lecionam Arte e graduandos das licenciaturas em Arte e Pedagogia.

Os Encontros Regionais da Rede Arte na Escola possibilitam a socialização de práticas e reflexões acerca das demandas e urgências no ensino de Arte no País, valorizam a diversidade cultural das diferentes regiões do Brasil e a forma como estas repercutem nas práticas artísticas e em contextos educativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *