Consolidando mais uma vez o compromisso com o ensino superior de qualidade, a Faculdade Novo Milênio teve quatro cursos estrelados no Guia da Faculdade 2021 – fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo –, em resultado divulgado esta semana.
O destaque maior foi para o curso de graduação em Pedagogia (Licenciatura), avaliado com quatro estrelas. Já os cursos de Administração, Enfermagem e Engenharia Civil ficaram com três estrelas. Para ser considerado “estrelado”, o curso deve receber três ou mais estrelas (o máximo é 5).
Quem comemorou bastante o resultado foi a professora Maria da Penha Fonseca, Coordenadora de Pedagogia da Novo Milênio. Segundo Penha, o Colegiado do curso tem buscado acompanhar as demandas educacionais e tecnológicas para a construção de conhecimentos junto aos alunos e, na partilha destes, por meio de projetos de extensão com a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha (SEMED) e com a comunidade.
“Vejo a certificação recebida por meio da pesquisa como reconhecimento ao trabalho e do envolvimento de cada docente e discente do curso. A palavra é gratidão por acreditarem que, juntos, podemos fazer a diferença”, destacou.
Como é feita a avaliação
O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.
Entenda como funcionam as principais etapas desse trabalho:
Participação das Instituições de Ensino Superior
Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.
As instituições, por meio de seus colaboradores, cadastram pela primeira vez ou atualizam as informações de divulgação, de contato e sobre seus cursos.
Cursos avaliados
Com base nessas informações, a equipe do Guia indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo. Para serem analisados em 2021, eles precisaram atender aos seguintes critérios:
- Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura;
- Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020);
- Ter ao menos uma turma em andamento.
O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, por exemplo, cada um deles recebe uma nota específica.
A única exceção é no caso de diferentes ofertas de um mesmo curso dentro da mesma cidade. Nessas situações, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade será avaliado.
Informações utilizadas
A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso que foi avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:
- Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos;
- Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso;
- Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos.
Esse questionário serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.
Avaliadores
Em 2021, o Guia da Faculdade contou com mais de 9.500 coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores.
Estes docentes são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.
Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:
- Para a qualidade do corpo docente
- Para a qualidade do projeto pedagógico
- Para a qualidade da infraestrutura
Cada curso é distribuído para a análise de seis professores e, caso um ou mais deles declare sua impossibilidade de avaliá-lo, o curso será encaminhado a um novo docente disponível para completar o quadro de seis pareceristas.
Se mesmo após essa redistribuição não seja possível colher seis notas, o curso ainda assim será considerado avaliado se conseguir reunir um número mínimo de quatro notas válidas. Abaixo disso, ele será considerado “sem notas”.
Resultado final
O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2021.
O resultado numérico final de cada curso leva em conta ainda a média numérica que ele obteve nos dois últimos anos, com os seguintes pesos:
- Nota de 2021 – peso 3
- Nota de 2020 – peso 2
- Nota de 2019 – peso 1
Assim, a média das notas de 2021 (após o descarte) é somada à média das notas do curso em 2020 e em 2019, com a seguinte fórmula:
- Resultado final 2021 = (Média 2021 x 3) + (Média 2020 x 2) + (Média 2019) / 6.
Caso o curso tenha sido avaliado somente em 2021 e em 2020, o resultado dele é calculado com a seguinte fórmula:
- Resultado final 2021 = (Média 2021 x 3) + (Média 2020 x 2) / 5.
Caso o curso tenha sido avaliado somente em 2021 e em 2019, o resultado dele é calculado com a seguinte fórmula:
- Resultado final 2021 = (Média 2021 x 3) + (Média 2019) / 4.
Caso o curso não tenha sido avaliado em 2020 e em 2019, o resultado dele é totalmente baseado na nota de 2021.
Por fim, o resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:
- Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas;
- Menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas;
- Menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas;
- Menor que 2,50 – não-estrelado.