Novo Milênio recebe “Selo Instituição Socialmente Responsável”

Emerson, Fernando e Victor Souza (Vice-Diretor Geral) mostram o selo recebido (divulgação)

Ótima notícia: a Faculdade Novo Milênio acaba de receber, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, que certifica a participação da instituição na 17ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

O Selo poderá ser utilizado nos materiais de divulgação, como livros, revistas, folders, cartazes, camisas, site, e-mails, redes sociais, entre outras plataformas. A certificação é válida por um ano, ou seja, poderá ser utilizada até outubro de 2022, quando deverá ser renovada.

O professor Fernando Santa Clara, coordenador do Núcleo de Extensão (NEX) da Novo Milênio, explicou que a ABMES é uma instituição com forte atuação dentro do segmento de ensino superior e promove, ao longo do ano, uma série de programas para premiar e credibilizar as instituições.

“No primeiro semestre deste ano, a ABMES realizou um chamamento às instituições, para que elas cadastrassem seus projetos de extensão que estivessem ligados à questão da responsabilidade social. Junto comigo, a Coordenadoria do curso de Pedagogia auxiliou na abertura do diálogo para retomar as relações com a ABMES. A Novo Milênio já teve o selo anteriormente, mas já há alguns anos não tínhamos esse reconhecimento”.

Já no segundo semestre de 2021, o NEX inscreveu projetos de extensão socialmente responsáveis, como o Troca do Bem. Assim, na última quinta-feira (18), o núcleo recebeu o e-mail de reconhecimento da Novo Milênio enquanto uma instituição de responsabilidade social.

“É uma chancela de responsabilidade. Ela extrapola o autorreconhecimento e nos coloca em um cenário nacional. É importante porque valida as práticas que produzimos aqui dentro, o nosso papel enquanto instituição com responsabilidade social. Mostra que o pilar da extensão está, de fato, promovendo um conjunto de atividades que devolvem à comunidade aquilo que a aprendemos cientificamente na instituição”, afirmou Santa Clara.

Quem também comemorou bastante foi o professor Emerson Luiz de Castro, Diretor Acadêmico da Faculdade Novo Milênio.

“O Selo de Responsabilidade Social da ABMES é o reconhecimento das ações sociais que a Novo Milênio vem efetuando não só por meio do Núcleo de Extensão, mas também com todos os alunos, professores e coordenadores dos cursos. Ou seja, conseguimos fazer com que a Novo Milênio canalizasse todo seu esforço de extensão justamente para que ela pudesse devolver, à sociedade, tudo aquilo que aprendemos em termos de responsabilidade social”.

O Diretor Acadêmico ainda reforçou que, em 2018, na Resolução 7 do Conselho Nacional de Educação (CNE), foi estabelecido que 10% da carga horária dos cursos de graduação deveriam ser de atividades de extensão. Portanto, também consolida a Novo Milênio como instituição engajada com as diretrizes curriculares nacionais.

“A responsabilidade social é a integração perfeita entre o que o aluno estuda, pratica e desenvolve, com o que a comunidade deseja usar em serviços, em atividades desenvolvidas pela faculdade. A comunicação sociedade/instituição de ensino se faz, se consolida através dessas ações. E esse selo vem justamente reconhecer que essas ações realmente ajudam, auxiliam e apoiam a comunidade”, concluiu Emerson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *