Confira todos os episódios do “Papo com Professor Artista” na TV Novo Milênio

(Divulgação)

Foi ao ar, no último dia 11 de novembro, o oitavo e último episódio do “Papo com Professor Artista”, programa de oito episódios lançado pelo curso de graduação em Pedagogia (Licenciatura) da Faculdade Novo Milênio, em parceria com o Núcleo de Extensão (NEX), com o objetivo de evidenciar e valorizar a produção artística local.

Porém, não precisa lamentar: todas as entrevistas com os professores convidados estão disponíveis no canal TV Novo Milênio, no YouTube! Clique aqui para acessar a playlist especial do Papo com Professor Artista.

A série, que começou em abril deste ano com edições mensais, teve produção do Polo FNM/Arte na Escola, coordenação da professora Maria da Penha Fonseca – também coordenadora do curso de Pedagogia – e apresentação do professor e aluno egresso da Novo Milênio, Jan Vieira de Lira.

De acordo com Maria da Penha, o Programa Papo com Professor Artista surgiu já no período de pandemia da Covid-19 e com a educação remota, a partir da observação de alguns colegas professores de arte, buscando junto ao grupo de contatos por projetos, conteúdos e técnicas para trabalharem determinadas temáticas em suas aulas.

“Tivemos a ideia de fazer o programa convidando professores artistas que compartilhassem suas práticas educativas e artísticas, com o objetivo de promover reflexões sobre fazer arte e ensinar arte. Estabelecer essas conexões é fundamental para o ensino de arte acontecer, uma vez que a experiência/vivencia artística torna o aluno mais consciente do sentido de sua poética pessoal e interpretação do outro e do meio”.

Segundo a professora, o conteúdo abordado nos episódios é o exercício da docência, em como cada um se descobriu professor e artista. Para ela, são relatos e reflexões de profissionais que atuam na docência em Arte, suas falas representam muitos outros e servem de exemplo para a formação inicial de graduandos em Artes Visuais e Pedagogia, assim como na formação continuada dos professores do Ensino de Arte.

“Constatamos que o professor artista é aquele profissional do ensino de arte, consciente das suas posições estéticas e políticas e não separa sua visão de mundo quando atua em um ou outro campo. Nos programas realizados aconteceram diálogos, provocadores de reflexões sobre a ação pedagógica junto aos alunos, na mediação dos múltiplos olhares, saberes, práticas, ensinar a ver e pensar sobre aquilo que se vê.  E em avaliação do que foi feito, concluímos que é preciso ajustes, mas daremos continuidade no próximo ano”.

Penha ainda afirmou que, como os episódios estão disponíveis no YouTube, eles estão sendo acessados por professores e também por graduandos dos cursos de Artes, do Espírito Santo e de outros estados, como fonte de pesquisa e de formação continuada.

“Foi muito legal, ter o professor Jan Vieira de Lira como apresentador em todos os programas, pois ele é egresso do curso de Pedagogia Novo Milênio e, no momento, por influência das aulas de Arte na Educação, cursa Artes Visuais na UFES”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *