Novo Milênio e Ifes promovem exposição em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna

(Divulgação)

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, também conhecida como “Semana de 22”, o Projeto de Extensão Arte na Escola, coordenado pelo curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Novo Milênio, em parceria com o Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Vila Velha, realizam a exposição de releituras de obras modernistas.

A exposição acontece no hall de entrada da Novo Milênio, localizado no 2º piso da faculdade, desde a última quinta-feira (10) até o próximo dia 10 de abril. Alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do Ifes produziram maquetes que representam, de forma tridimensional, obras da artista Tarsila do Amaral na fase Pau-Brasil, como é conhecida sua produção de influência cubista.

As obras selecionadas retratam o processo de urbanização da cidade de São Paulo, na década de 1920, que a transforma em metrópole. Trata-se de uma percepção da modernidade, simbolizada pelos edifícios que começam a despontar, como também viadutos e pelas fábricas, linhas férreas com seus vagões, estruturas de ferro e a Torre Eiffel, que a artista empresta na obra “Carnaval em Madureira”.

Segundo a professora de Artes Hiáscara Jardim, foram esses elementos que os estudantes levaram em consideração ao elaborarem as maquetes.

“A ideia era que percebessem as formas, as cores empregadas, os planos, a composição e os símbolos utilizados pela artista. O processo resultou em sete maquetes que demonstram a percepção dos alunos”, afirmou Hiáscara.

Confira, abaixo, as fotos da exposição:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *