Alunos e professores da Novo Milênio participam de Romaria dos Conguistas na Festa da Penha

(Divulgação)

Graduandos dos cursos de Pedagogia, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Publicidade e Propaganda da Faculdade Novo Milênio integraram a Equipe de Apoio à V Romaria dos Conguistas na Festa da Penha, realizada na manhã da última segunda-feira (25), sob a coordenação de Ariane Boone Dias, aluna de Pedagogia e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Identidade Cultural no Espírito Santo (GEPIC ES), e das professoras Maria da Penha Fonseca (Pedagogia) e Mônica Dantas (Engenharia).

A faculdade, por meio do curso de Pedagogia, participa desde a primeira edição da Romaria dos Conguistas como equipe de apoio, com a função de acolher os componentes das bandas, vindas de diferentes regiões do estado, e fazer o acompanhamento no decorrer do trajeto – da Sede da Associação Cultural Esportiva e Recreativa Beatos do Espírito Santo (Acerbes), no Centro de Vila Velha, até o Convento da Penha, na Prainha. Este ano houve um diferencial na ação, pois o convite para a participação foi aberto aos demais cursos da Novo Milênio.

Para a professora Maria da Penha Fonseca, a participação dos graduandos na Romaria dos Conguistas é fundamental para a formação cultural, uma vez que o Congo Capixaba é patrimônio cultural e um gênero musical nascido no Espírito Santo.

“Carregando a bagagem afrodescendente, os principais instrumentos para produzir o som vem dos tambores de congo, cuíca e reco-reco. É cultural, história, identidade do povo capixaba”.

Já a professora Monica Dantas, também integrante da Acerbes (organizadora da romaria), agradeceu o excelente trabalho dos alunos da faculdade e afirmou que foram fundamentais para o sucesso do evento. Elogiados por todos pelo carinho, atenção e acolhimento aos componentes dos grupos, os alunos receberam recados como o de Jamilda, coordenadora da banda de congo Panela de Barro, de Goiabeiras, Vitória.

“Agradecemos a equipe de apoio responsável pela recepção da nossa banda e pela distribuição de água durante a subida ao Convento da Penha. Os estudantes da Faculdade Novo Milênio trataram com muito carinho nossas griôs, nossos congueiros e os demais integrantes. Ubuntu, filosofia africana – eu sou, porque nós somos. Axé!”

De acordo com Ariane Boone, “a participação na Romaria dos Conguistas, como equipe de apoio, foi primordial para que pudéssemos observar e refletir sobre a diversidade cultural existente no Espírito Santo e suas respectivas manifestações culturais populares”.

Confira, abaixo, registros da Romaria dos Conguistas:

1 comentário em “Alunos e professores da Novo Milênio participam de Romaria dos Conguistas na Festa da Penha

  1. Marlene de Almeida Conceição Kohler Responder

    Como estudante do curso de direito da faculdade novo milênio, pude perceber no evento, por meio desse grupo de extensão, que muitas barreiras culturais tem sido vencidas, ficando claro que a igualdade, o respeito, a liberdade de expressão tão buscadas arduamente pelos brasileiros e presente no artigo 5o da Constituição Federal ” todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Essa igualdade em forma de expressão cultural, se fez presente nesse evento.
    Que possamos avançar mais e mais em amor, respeito, e reconhecimento que cada ser humano merece respeito e direito a viver suas raízes e demonstrar suas culturas em liberdade de expressão e dignidade humana, como legítimo cidadão brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *