Alunos de diversos cursos da Faculdade Novo Milênio realizaram, na manhã do último sábado (11), uma visita cultural às Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Novo Milênio, Maria da Penha Fonseca, integrou o plano de ação do Grupo de Estudo e Pesquisa Identidade Cultural no Espírito Santo (GEPIC ES)/Pedagogia, com o objetivo de mostrar a formação histórico-cultural da identidade capixaba, junto aos graduandos da instituição de ensino superior.
“Participaram da visita graduandos dos cursos de Pedagogia, Gastronomia, Direito, Enfermagem, Engenharias Civil e Elétrica e Ciências Contábeis. Foi uma manhã de muitos olhares no entorno do galpão das paneleiras, conhecendo e apreciando o processo de produção das panelas de barro. Além dos olhares e conhecimentos construídos na visitação, a ação promove também a interação entre os estudantes dos diferentes cursos. Novas amizades são estabelecidas. No próximo semestre teremos outras propostas”, avaliou Penha.
A graduanda em Pedagogia Ariane Boone Dias, coordenadora do GEPIC ES, afirmou que a atividade de extensão proporcionou novos olhares para o desenvolvimento das identidades culturais presentes no Espírito Santo.
“Estar em contato com os agentes que participam da confecção das panelas de barro, ofício este que foi o primeiro no Brasil a ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial, foi de suma importância para a nossa formação. Visto que, o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural existente é um dos alicerces do exercício da cidadania”, concluiu.
Confira, abaixo, algumas fotos da visita: