Alunos da Novo Milênio visitam as Paneleiras de Goiabeiras

(Divulgação)

Alunos de diversos cursos da Faculdade Novo Milênio realizaram, na manhã do último sábado (11), uma visita cultural às Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Novo Milênio, Maria da Penha Fonseca, integrou o plano de ação do Grupo de Estudo e Pesquisa Identidade Cultural no Espírito Santo (GEPIC ES)/Pedagogia, com o objetivo de mostrar a formação histórico-cultural da identidade capixaba, junto aos graduandos da instituição de ensino superior.

“Participaram da visita graduandos dos cursos de Pedagogia, Gastronomia, Direito, Enfermagem, Engenharias Civil e Elétrica e Ciências Contábeis. Foi uma manhã de muitos olhares no entorno do galpão das paneleiras, conhecendo e apreciando o processo de produção das panelas de barro. Além dos olhares e conhecimentos construídos na visitação, a ação promove também a interação entre os estudantes dos diferentes cursos. Novas amizades são estabelecidas. No próximo semestre teremos outras propostas”, avaliou Penha.

A graduanda em Pedagogia Ariane Boone Dias, coordenadora do GEPIC ES, afirmou que a atividade de extensão proporcionou novos olhares para o desenvolvimento das identidades culturais presentes no Espírito Santo.

“Estar em contato com os agentes que participam da confecção das panelas de barro, ofício este que foi o primeiro no Brasil a ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial, foi de suma importância para a nossa formação. Visto que, o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural existente é um dos alicerces do exercício da cidadania”, concluiu.

Confira, abaixo, algumas fotos da visita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *