Projeto de Horta Sustentável da Novo Milênio é destaque na TV

(Divulgação)

A Novo Milênio está na mídia! O projeto “Horta Sustentável”, desenvolvido por alunos e professores da faculdade para atender crianças de periferia, será destaque no programa “Canteiro de Obra”, da RedeTV! ES (canal 18 UHF digital).

A edição, que vai ao ar no próximo sábado (09), às 10 horas, mostrará a iniciativa elaborada na disciplina de PIN II (Projeto Integrador: Meio Ambiente e Sustentabilidade). Nela, alunos do 2º período dos cursos de Direito e Engenharias Civil e Elétrica desenvolveram um projeto de uma horta sustentável, com sistema de irrigação e compostagem, para atender 120 crianças e a comunidade ao redor da Associação de Apoio e Orientação a Criança e ao Adolescente (AAOCA), localizada no bairro Vale Encantado, em Vila Velha.

De acordo com a professora Renata Moreira Frechiani, coordenadora do Núcleo de Extensão (NEX) e responsável por ministrar a PIN II, o projeto teve início a partir de março. Desde então, foram feitas várias visitas ao local, geralmente nos dias das aulas das turmas e em alguns sábados.

“A horta está pronta e dando frutos. Conseguimos entregar oito canteiros, todos com irrigação por gotejamento pois é mais sustentável e evapora uma quantidade menor de água. Montamos uma composteira para que a horta possa ser adubada de forma sustentável e com um custo muito baixo. Conseguimos implantar um sistema de temporizador que controla automaticamente a irrigação. Ainda conseguimos fazer a iluminação do local, que não existia antes. O objetivo é promover a cidadania nos nossos alunos e contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável”, explicou Renata.

A coordenadora e o professor Otávio Adami, coordenador das Engenharias Civil e Elétrica, foram entrevistados por Luciana Oliveira, apresentadora do Canteiro de Obra. Renata afirmou que a produção do programa achou importante divulgar a iniciativa.

“É importante pois a divulgação ajuda a AAOCA, que tem um trabalho tão importante junto às crianças e à comunidade. Além, é claro, de também divulgar o trabalho de Extensão da Novo Milênio. O tripé da Educação é o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, e o projeto demonstra que a instituição está fazendo seu papel, se preocupa com a comunidade e na formação de cidadãos melhores e mais compromissados com as causas sociais”, completou.

Otávio também destacou a importância do projeto na formação dos estudantes e na causa social.

“Para os alunos dos cursos de Engenharia, esse projeto é ‘colocar a mão na massa’ e praticar o teórico em um projeto benéfico a uma comunidade que carece de bons engenheiros. Isso mostra o quanto a faculdade está empenhada em desenvolver bons alunos e ótimos profissionais”.

Lembrando que a Novo Milênio já atua na AAOCA com outros projetos de extensão, Renata ressaltou que o trabalho na horta ainda não chegou ao fim.

“Ainda não terminamos. No próximo semestre, pretendemos dar continuidade e organizar um laboratório junto a horta, para que as crianças possam entender sobre o cultivo e a importância da sustentabilidade. Na horta, conseguimos utilizar quase 500 garrafas pets na ornamentação.  É muito importante ajudarmos na conscientização tanto das crianças como da comunidade ao redor. Por essa razão, o tema do nosso próximo projeto será “Plástico Solidário”. Já estamos com uma campanha para recolhermos garrafas pets na faculdade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *