Novo Milênio recebe seminário estadual sobre socioeducação

(Divulgação)

A Faculdade Novo Milênio sedia, nesta quarta-feira (27), em seu Auditório, o I Seminário Estadual da Educação Escolar na Socioeducação-ES, uma realização da Secretaria de Estado da Educação (SEDU) em parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES). O evento começa às 8h30 e tem encerramento às 17h30.

Segundo os organizadores, os objetivos do encontro são discutir temáticas estruturantes que irão compor a Política Estadual de Educação Escolar na Socioeducação, a saber, a educação integral e a profissional, metodologias pedagógicas ao atendimento escolar na internação provisória, as perspectivas curriculares e vivências na socioeducação, além da intersetorialidade na gestão da educação escolar na socioeducação.

O seminário tem, como público-alvo, equipes gestoras e pedagógicas das Escolas-Referência que atendem à Socioeducação e os servidores do IASES. De acordo com a professora Maria da Penha Fonseca, coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da Novo Milênio, a faculdade participa como apoio ao evento, com a concessão do espaço. A contrapartida é a participação dos docentes e discentes no seminário.

“O pedagogo atua em diferentes espaços educativos, podendo, também, fazer o atendimento nos espaços prisionais, tanto com professores no atendimento à alfabetização de jovens e adultos, como também no trabalho de acompanhamento pedagógico, na função de gestor e orientador educacional. A participação dos alunos da graduação se torna importante porque, no seminário, serão discutidas políticas públicas que estão sendo construídas entre a SEDU e o IASES”, explicou, Penha.

A coordenadora afirmou que também serão estabelecidas normas de atendimento para que adolescentes e jovens que estão no sistema prisional, em processo de reabilitação, possam ser atendidos nas escolas.

“Isso é relevante para o aluno da graduação porque ele tanto pode estar na sala de aula, como professor, como pode ser pedagogo, orientando os demais professores. São conhecimentos muito específicos e que, muitas vezes, nós, dentro do curso de Pedagogia, não estamos na vivência, na experiência, na convivência com essas normas de trabalho. Participar desse processo de construção de políticas públicas é uma aquisição de conhecimento muito importante. Te dá não só o olhar de educador, daquela pessoa que estará na sala de aula trabalhando, mas também o olhar da construção das políticas em parceria com setores diferentes do âmbito estadual até chegar à escola”, completou.

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