Grupo de Estudos e Pesquisas Arte na Escola (GEPAE): “Modos de ser Professor de Arte na Contemporaneidade” inicia formação continuada para professores de Arte.
Parceria entre Polo FNM Arte na Escola e Gerência de Formação Continuada em Arte/SEMED de Vila Velha iniciou em 06/08/0222, no Auditório da Faculdade Novo Milênio, a nova temática a ser abordada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Arte na Escola (GEPAE): “Modos de ser Professor de Arte na Contemporaneidade”.
O GEPAE, foi uma das primeiras ações formativas iniciadas após a assinatura do termo de parceria entre o Polo FNM e o Instituto Arte na Escola, em 2013 e desde então aborda temáticas diferenciadas, envolvendo professores de arte do ensino público e privado, graduandos de licenciaturas em Arte e graduandos/egressos de Pedagogia Novo Milênio.
O estudo da temática “Modos de Ser Professor de Arte na Contemporaneidade”, é título do livro organizado pelas professoras Maria Gorete Dadalto Gonçalves e Moema Martins Rebouças, Vitória: EDUFES, 2017, que gentilmente doaram o quantitativo de livros para o estudo, palestraram e autografaram os livros no primeiro encontro.
A Formação Continuada desenvolvida nesta proposta do GEPAE está prevista para acontecer de agosto de 2022 a maio de 2023, envolvendo 65 participantes inscritos previamente, organizada em quatro módulos no modo híbrido. A metodologia ativa de aprendizagem utilizada será em pares, entre os participantes, com leituras reflexivas e partilhadas dos artigos por meio de chat google e cinco encontros presenciais com palestras e oficinas de práticas e vivências artísticas, escolhidas a partir dos temas estudados. Vale ressaltar, que nesta edição do estudo proposto, entre os participantes, três são egressos que lecionam na educação básica (Cariacica, Serra e Vila Velha) e oito são graduandos da Pedagogia Novo Milênio atuarão como mediadores nos chats, sob a coordenação do Polo FNM/Arte na Escola e SEMED/Vila Velha.
Segundo a professora Me. Maria da Penha Fonseca, coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia Novo Milênio, o estudo proposto possibilita a construção de saberes específicos para o ensino da arte na e promove também a integração entre professores de arte da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) de diferentes Sistemas de Ensino e graduandos de Licenciatura em Pedagogia.