Ações Formativas em Arte-educação

Instituto Arte na Escola publicou o catálogo Ações Formativas em Arte Educação apresentando as complexidades e potenciais do trabalho em rede, a partir dos encontros regionais realizados em 2021.
O Instituto Arte na Escola existe há 32 anos, e desde então, qualifica o ensino de Artes e promove a formação de professores da Educação Básica em todo o país. Tudo começou com a articulação da Rede Arte na Escola, que mantém parcerias estratégicas com polos de formação de professores de artes nas diversas regiões do Brasil, por meio de convênios. Hoje são 32 polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 32 cidades e 17 estados do país.
No Espírito Santo, este Pólo está localizado na Faculdade Novo Milênio, desde julho de 2013, junto ao Curso de Pedagogia, sob a coordenação da prof. Me. Maria da Penha Fonseca, que em conjunto com os demais Polos Rede Arte na Escola desenvolvem uma série de ações de formação para os educadores, presentes em seu território, atuando principalmente por meio de grupos de estudos, pesquisa, palestras e encontros formativos, com foco em ações de formação continuada, e especializando cerca de 8 mil professores por ano e com aproximadamente 40 milhões de alunos impactados até hoje.
Neste semestre, o Polo FNM/Arte na Escola (assim é inscrito na parceria) desenvolve as seguintes ações:
  • Programa Papo com Professor Artista
  • GEPIC ES – Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade Cultural no Espírito Santo, envolvendo graduandos de diferentes cursos da IES e público externo interessado;
  • GEPAE – Grupo de Estudos e Pesquisa Arte na Escola, com o estudo e reflexões do livro Modos de ser professor de Arte na Contemporaneidade (Rebouças e Dadalto, 2017), envolvendo 65 professores de Arte da Educação Básica, de diferentes sistemas de ensino público e privado, 8 graduandos e 3 egressos de Pedagogia Novo Milênio.
O material está disponível na página do Instituto Arte na Escola:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *