Professora de Medicina Veterinária da Novo Milênio ministra palestra na PMVV

No dia 08/11, a Faculdade Novo Milênio esteve presente na Prefeitura Municipal de Vila Velha, para uma palestra sobre “Febre Maculosa”, ministrada pela nossa Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Natasha Lagos Maia.

A palestra foi destinada aos servidores, e organizada pela subsecretaria de Recursos Humanos. Na ocasião, foi possível entender do que se trata a doença, quais os riscos, e as formas de proteção.

Pra você entender um pouco mais, a Febre Maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, e transmitida pela picada do carrapato.

Entre os sintomas podemos citar a febre alta, desânimo, dor de cabeça e dor no corpo com manchas avermelhadas.

Para se proteger é preciso estar alerta ao se expor a ambientes favoráveis ao transmissor, principalmente os de vegetação, além de adotar alguns hábitos simples:

Manter os vidros e portas do carro fechados, quando estiver em áreas que possam ter os carrapatos
Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) e roupas adequadas, em atividades que pedem o seu uso
Ficar atento ao sentar em gramados e utilizar os repelentes de insetos
Faça uma inspeção frequente em seu corpo durante caminhadas, levando esparadrapo para capturar carrapatos, que possam subir em suas roupas
Ande sempre pelas trilhas, nesses locais a chance de encontrar o parasita é bem menor

Caso você encontre algum carrapato fixado em seu corpo, mantenha alerta nas próximas semanas. Ao surgimento de gripe forte, desânimo, dor no corpo e febre, procure imediatamente pelo médico.

Foto: Adessandro Reis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *