Turmas da Gastronomia preparam Ceia de Natal

No dia 12/12 (segunda), aconteceu por aqui a aula de Ceia Natalina dos alunos da Gastronomia. Foi um momento muito especial de confraternização, com bastante troca de conhecimento no encerramento de semestre.

Além dos pratos clássicos, os alunos colocaram a mão na massa, e elaboraram uma decoração temática caprichada para esse momento. Tudo isso sob a orientação do Professor Evandro Ferrari, e Coordenadora do curso Izabel Souza.

Confira algumas das delícias, que marcaram presença nesse cardápio!

✓ Salpicão de frango defumado na cestinha
✓ Salada de bacalhau
✓ Ave ao molho de laranja e vinho com bacon
✓ Arroz com espumante
✓ Farofa de miúdos
✓ Pudim de ninho e nozes
✓ Pudim de aipim e coco
✓ Banoffee
✓ Pavê de chocolate

Origens

A Ceia Natalina é um costume europeu antigo. Segundo a literatura, no dia de Natal as portas das casas ficavam abertas para receber viajantes e peregrinos, assim eles poderiam confraternizar aquela data especial, juntamente com a família hospedeira.

As comidas eram das mais diversas, e preparadas em bastante quantidade. Conforme o tempo foi passando, esse costume foi se expandindo para o mundo todo, e cada região foi acrescentando as suas características locais.

Simbologia

A Ceia de Natal traz a memória, a história das heranças culturais nas quais estamos inseridos, seus significados emocionais e simbólicos, como, por exemplo, o brinde com as taças de vinho, que representam o desejo de união e paz entre as pessoas.

Outro bom exemplo é a clássica uva passa, famosa por dividir opiniões nos pratos dessa época. Para muitos, a passa pode até ser odiada, mas fato é que ela carrega uma simbologia associada a celebrações, alegria, prosperidade e fartura.

Conta-se que os europeus guardavam sementes e secavam frutas por conta do período de baixas temperaturas. Quando pretendiam festejar um novo ciclo, acendiam grandes fogueiras e dançavam com o objetivo de comemorar a vida. A uva então, trazia a ideia de ausência de fome, pobreza e proteção contra os excessos das bebidas.

Bacana né?

A Ceia é uma grande oportunidade de traduzir afeto e carinho, através do preparo e degustação de pratos, unindo as famílias em volta da mesa para festejarem. Até mesmo aquelas pessoas que não possuem tanta prática ou habilidades culinárias, procuram se empenharem nessa comemoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *