Você já ouviu falar em Janeiro Branco?

Algumas campanhas de promoção à saúde se tornaram bastante populares em nosso país, como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Mas o que muita gente não sabe é que existem outras iniciativas que trazem as cores ao longo dos meses, para alertar sobre a prevenção de doenças e manutenção da saúde. É o caso do Janeiro Branco.

Ele é voltado aos cuidados com a saúde mental e emocional, com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas a desenvolverem hábitos de autocuidado, espalhando informações sobre como cuidar da mente de um modo geral.

O Janeiro Branco surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia, quando o Psicólogo Leonardo Rezende, pensou em trazer ao público a pauta sobre os cuidados com a saúde mental, apelidando a iniciativa de “Janeiro Branco”.

Desde então, a campanha foi se espalhando pelo país e hoje em dia conta com palestras, palestras-relâmpago, oficinas, workshops, entrevistas, caminhadas, rodas de conversa, entre outros.

Importância

Sabemos que sem uma saúde mental equilibrada, o nosso corpo é facilmente afetado pela baixa imunidade, queda ou aumento na produção de hormônios, doenças como depressão, ansiedade, compulsões e aumento de estresse.

Segundo dados da Agência Brasil de 2021, o Brasil ainda é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%), o que foi agravado durante o cenário de pandemia em que vivemos.

Pensando em mudar essa realidade, o Janeiro Branco todo ano trabalha com uma temática específica. A campanha de 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”, com o intuito de promover a reflexão e a renovação de ações e pensamentos.

A vida pede equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos!

Reúna a sua turma, fale com colegas de trabalho, da escola, da igreja, chame a família, chame a empresa e organize palestras, rodas de conversa, caminhadas, tira-dúvidas sobre qualidade emocional de vida e, também, muitas atividades on-line para espalhar a boa notícia de que Saúde Mental tem jeito sim, mas todo mundo precisa aprender o que fazer! – Site oficial da Campanha

E por aí, como anda os cuidados com a sua saúde mental?

Para desenvolver o autocuidado, comece incluindo na sua rotina os hábitos e hobbies que te fazem realmente bem. Busque se alimentar com qualidade, dormir bem, praticar exercícios físicos, fazer atividades ao ar livre e consultar ajuda profissional sempre que possível.

Assim você vai conseguir gerir suas emoções com mais tranquilidade, melhorar relacionamentos interpessoais, conhecer a si mesmo, aumentar a sua inteligência emocional, aprender técnicas de relaxamento, além de se expressar quando necessário, lidando melhor com os fatores que podem estar te causando estresse.

São essas pequenas ações que causam um bem-estar enorme.

Que tal incluir esse assunto nas conversas com os amigos e familiares?

Saiba mais no site oficial da Campanha: janeirobranco.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *