Aprenda como organizar os seus estudos no início do ano

O início do ano é o momento ideal para aproveitar o tempo, e organizar a sua rotina de estudos. Seja para quem quer aprender um idioma novo, se preparar para um concurso ou participar de processos seletivos como o ENEM, definir o quanto antes a sua rotina de estudos, contribuirá para a sua concentração e foco.

Para isso, reunimos algumas estratégias para te ajudar a otimizar os seus estudos. Confira!

Defina o seu foco

Primeiramente, pense em qual será o seu objetivo até o fim do semestre ou fim do ano. Anote esse objetivo no seu caderno ou bloco de notas. Se possível crie um painel de metas/sonhos ou até mesmo um moodboard (painel de inspiração) com imagens que representem o objetivo e imprima ou salve como papel de parede do computador, assim você sempre poderá visualizar o motivo pelo qual está se esforçando.

Entenda sua rotina

Pense nas atividades que você precisa fazer ao longo do seu dia, e liste todas elas, bem como os horários para executar aquelas tarefas que são fixas.

Planeje seus horários e monte um calendário de estudos

Um planner poderá te ajudar nesse passo. Escreva os horários para cada atividade que você precisará realizar ao longo da semana, e inclua um lembrete no calendário ou alarme, o melhor horário para você estudar.

Crie um calendário completo dos próximos meses. Através dele, você conseguirá visualizar os prazos que precisará cumprir.

Divida os conteúdos

Comece sempre pelas matérias que você tem mais dificuldade, assim você estará com a mente mais alerta para aprender. Procure deixar os tópicos que você já domina por último.

Organize seu espaço de estudos

Ter um local adequado para estudar não só irá te ajudar a se concentrar melhor, como aumentará o seu rendimento.

Fuja de lugares como a cama ou sofá, mas escolha um local tranquilo, com boa iluminação e com os itens necessários para estudar por perto, como a sua garrafinha de água e um lanche rápido.

Aproveite o seu tempo disponível

Quando estiver caminhando, parado em alguma fila, andando em algum transporte ou até mesmo no cabeleireiro procure rever alguns conteúdos relacionados aos seus estudos, como os podcasts, videocasts, livros ou videoaulas mais leves.

Se recompense

Para te incentivar a continuar no seu foco, e não desanimar no meio do caminho, crie pequenas metas e recompense-se ao conquistar cada uma delas.

Exemplo:
Objetivo: Assistir a 3 videoaulas por dia de segunda a sexta.
Recompensa: Sair com os amigos no sábado para a hamburgueria.

Objetivo: Cumprir o cronograma de estudos da segunda-feira.
Recompensa: 1 hora jogando o seu game favorito.

Reserve um momento para relaxar

Separe um horário só seu para se cuidar, se divertir com os amigos ou familiares. Procure incluir na sua rotina aquelas atividades e hobbies que você mais curte fazer, assim além de estimular a sua criatividade, você estará garantindo mais motivação para o seu dia, e liberando as tensões que poderão surgir.

 

Bônus:

  • Para não ser prejudicado em ambientes barulhentos quando estiver estudando, uma boa dica é sempre ter em mãos o fone de ouvido.
  • Crie uma playlist com músicas especiais para estudar, de preferência sem vocais e com o ritmo adequado. Busque pela internet ou em aplicativos de streaming de música por sons que te ajudam a focar.
  • Um grande exemplo é o lo-fi, um estilo musical em sua maioria instrumental, com influências do jazz e funk, com um beat de hip hop, que provoca emoções positivas e relaxamento, muito utilizado como pano de fundo relaxante para ler, estudar, trabalhar, dormir e meditar.

Curtiu? Seguindo os passos acima você terá uma rotina ainda mais estruturada, e obterá um melhor desempenho nos seus estudos. Aproveita e comenta aqui abaixo, qual é etapa na sua rotina de estudos que você não abre mão!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *