5 dicas para ter um currículo de sucesso!

Quando falamos em mercado de trabalho, o currículo é uma das ferramentas mais importantes para conseguir oportunidades na área desejada.

Para despertar o interesse dos recrutadores e ter o seu currículo destacado em meio tantos, é preciso deixá-lo mais atrativo e objetivo, de uma maneira que a sua melhor imagem como profissional seja evidenciada.

Para te ajudar, reunimos as melhores dicas pra você se sair bem nessa etapa! Já pega papel e caneta para anotar, e veja as suas chances aumentarem nos próximos processos seletivos.

 

1. Monte a base

Escolha a estrutura de currículo que mais combina com você, e reúna as informações mais relevantes. Você pode pesquisar por modelos prontos, e adaptar para o seu nicho ou criar o arquivo do zero.

Inclua as principais informações:
• Dados pessoais
• Habilidades e competências
• Experiência profissional
• Formação acadêmica

 

2. Pesquise sobre a empresa que você objetiva o cargo

Uma boa dica é estudar sobre a empresa no site oficial, nas redes sociais e buscar por notícias, em seguida ajustar o seu currículo de acordo com a forma que ela se comunica.

Estude também sobre a vaga e os seus requisitos. Com isso você poderá escrever suas habilidades que estão diretamente relacionadas ao modo de pensar, visão, missão e expectativas dos recrutadores.

 

3. Adicione Soft Skills

As soft skills são as nossas competências sociais, relacionadas a maneira como lidamos com o outro e conosco em diferentes situações.

Essas habilidades pessoais são fortemente valorizadas pelo mercado, chegando até mesmo a serem o fator decisivo na hora da contratação.

Alguns exemplos de soft skills mais procuradas por 93% das empresas em 2022, segundo relatório da ZipRecruiter, foram:

☑ Comunicação
☑ Relacionamento com o cliente
☑ Planejamento
☑ Gestão de tempo
☑ Atenção aos detalhes

Para adicionar as suas soft skills no currículo, é preciso descrevê-las em forma de experiências profissionais. Por exemplo, se você trabalha na área do marketing e quer incluir que possui habilidade com a liderança, apresente alguma campanha em que você trabalhou e o resultado que obteve.

Dessa forma, os recrutadores poderão ver suas experiências práticas e analisar se seu perfil é o que o procuram.

Um lugar perfeito para falar a fundo sobre as suas soft skills é no momento da entrevista, porém no currículo dá para inserir uma pequena amostra.

 

4. Direcione o recrutador para o seu LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional que existe. Por lá você consegue fazer diversas conexões com pessoas da sua área, e encontrar muitas oportunidades profissionais.

No seu currículo, faça um gancho para o LinkedIn, incluindo o seu nome de usuário nas informações de contato. Por lá, conte sobre você e suas habilidades.

Mantenha sempre o seu perfil atualizado, e explore todos os recursos da plataforma.

 

5. Faça cursos extra curriculares

Algumas plataformas como a Rock University, Coursera, Brasil Mais Digital, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Bradesco oferecem capacitações rápidas com um bom preço ou até mesmo de graça!

Essa é uma boa maneira de valorizar o seu currículo, tanto para quem está iniciando como para quem já tem anos de experiência, pois além de aprender algo novo, mostra que você se mantém atualizado.

Na hora de passar os cursos para o currículo, escolha os que estão diretamente relacionados à posição que você almeja, começando sempre do mais recente. Confira o exemplo:

Email Marketing (2022)
[Rock University]
Criação de listas de e-mail, fluxo de nutrição dos leads,
análise e implementação de aspectos técnicos para garantir que os e-mails não estão caindo na caixa de spam, testes A/B para conquistar melhores resultados e monitoramento de métricas.

 


Dicas bônus:

• Seja objetivo nas informações;

• Faça uma revisão geral nos textos, para nenhum erro passar despercebido;

• Considere condensar o conteúdo em uma única página;

• Inclua URLs para perfis profissionais na web, artigos escritos por você, publicações, entre outros. Isso pode despertar o interesse do recrutador em conhecer você melhor;

• Caso a vaga não permita incluir outras informações além do currículo, inserir um QR Code direcionando para o seu portfólio ou perfil profissional, poderá ser um diferencial durante a análise;

• Mantenha sempre o currículo atualizado, recomenda-se fazer atualização a cada 6 meses.

Agora que você já está por dentro das nossas dicas, que tal colocar a mão na massa e produzir um currículo impecável? Aproveita e compartilhe esse conteúdo com um amigo que está em busca de uma oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *