5 conselhos de planejamento financeiro para quem faz faculdade

Começar uma graduação é o sonho de muita gente. Quando finalmente essa meta se realiza, é preciso, junto com ela estabelecer um planejamento financeiro, a fim de que a experiência seja aproveitada da melhor forma e sem apertos no futuro.

Algumas despesas básicas como transporte, material didático, alimentação e moradia não devem ser motivos de dor de cabeça, quando é feita uma organização das finanças de forma detalhada.

Confira a seguir, 5 conselhos práticos, que te ajudarão a suprir com segurança e tranquilidade as suas necessidades nessa fase tão especial.

 

1. Crie um orçamento

Comece listando todas as suas despesas e receitas em uma planilha, o indicado é realizar esse passo mensalmente.

Para isso, pesquise por aplicativos e modelos de planilha intuitivos. Alguns exemplos bem comuns é o Google Planilhas, Planilha de Orçamento pessoal mensal da Microsoft, Planilha de Orçamento Pessoal do IDEC e o aplicativo Mobilis.

Você também poderá se basear nos vários métodos de distribuição de renda para criar seu orçamento, como a “Estratégia dos potes”, onde a sua renda mensal é dividida em 6 potes, que servirão para um propósito específico.

Vale testar e buscar por aquele que mais se adequa a sua realidade, tendo sempre em mente as 3 categorias nas quais se encaixam suas despesas:

  • Necessárias: coisas essenciais pra você;
  • Úteis: aquelas que te trazem benefícios;
  • Supérfluas: aquilo que pode ser riscado sem medo.

2. Busque formas de economizar dinheiro

Com uma pitada de criatividade é possível diminuir os gastos, repensando os seus hábitos.

Que tal estabelecer um limite por mês para usar os aplicativos de viagens? Busque por alternativas como o transporte coletivo e individual, a exemplo da bicicleta, isso já vai representar alguma folga no seu orçamento.

Outra opção é preparar o seu próprio lanche em casa e levar para a faculdade. Vale também trocar os planos de internet pouco usados, bem como os planos de assinatura de TV, trocando por aqueles que possuem um melhor custo-benefício.

Para economizar, é preciso aproveitar de forma consciente o dinheiro que você tem. Lembre-se de evitar dívidas desnecessárias, como cartões de crédito que tenham taxas de juros altas. E sempre que precisar de serviços bancários, considere as opções mais viáveis, como a conta estudantil.

3. Aproveite suas habilidades para ganhar dinheiro

Pense no conhecimento que você já adquiriu até o momento, e procure por oportunidades que são a sua cara.

Por exemplo, se você é bom em determinada disciplina, poderá oferecer aulas de reforço. O mesmo vale caso você saiba falar inglês, entenda de design, toca algum instrumento, ou domina algum tipo de esporte.

Vale também criar um portfólio profissional para chamar de seu, com os trabalhos que você mais gosta, além é claro, de divulgá-lo para o máximo de pessoas. Lembre-se também de manter o seu currículo atualizado.

Se tiver disponibilidade, pesquise por estágios na sua área de atuação. Cadastre-se, e ative o alerta em sites de empregos e estágios de agências especializadas. O LinkedIn também é uma ótimo lugar para encontrar vagas de emprego e estágio, e é por lá que você pode se conectar com diferentes pessoas de variados níveis de atuação.

4. Crie uma reserva de emergência

Esteja preparado para as emergências, como reparos urgentes e despesas médicas. O recomendado é que você deposite na poupança um valor específico todos os meses, até atingir uma reserva maior.

Pesquise por reservas que você consiga entender e acessar com facilidade. Alguns exemplos é a conta digital remunerada, poupança, tesouro direto, Certificados de Depósito Bancário (CDBs), e as caixinhas dos bancos digitais.

Além de ser um excelente investimento, a reserva será fundamental para a sua segurança financeira.

 

5. Busque por financiamentos estudantis e descontos na sua faculdade

Para conseguir custear as mensalidades, vale buscar por financiamentos e programas que te ajudem nessa etapa.

Busque por informações na secretaria e coordenação do seu curso, sobre os possíveis descontos oferecidos.

Aqui na Faculdade Novo Milênio, por exemplo, garantimos até 45% de desconto para alunos com transferência, bolsas para nova graduação, desconto para quem indica um amigo e para quem é indicado, através do Programa Indique e Ganhe, além do Programa 50tão, que permite converter a idade em desconto.

Você ainda pode solicitar uma bolsa no Programa Universidade para Todos (PROUNI), mesmo durante o curso, desde que se encaixe nos requisitos do Programa. O processo é o mesmo para quem ainda está buscando a vaga na faculdade, sendo necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Outra alternativa é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que com baixas taxas de juros, permite um prazo maior para quitar as dívidas.

Os capixabas também podem contar com o Programa Nossa Bolsa, do Governo do Estado do Espírito Santo, que oferta bolsas integrais e parciais, desde que se atenda os pré-requisitos.

Seguir esses conselhos de planejamento financeiro pode ajudar você a manter as suas finanças em dia, e te ajudar a desfrutar ao máximo da sua jornada acadêmica.

Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe com mais alguém que precisa saber!

Imagens: Canva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *