Se você luta para sair da cama pela manhã, atrasa o alarme algumas vezes antes de levantar, se sente cansado, sem energia e com dificuldade para se concentrar durante as aulas ou trabalho, você não está sozinho.
Muitos de nós enfrentamos o desafio de manter os níveis de energia ao longo do dia, o que afeta significativamente o desempenho acadêmico e profissional.
Mas não se preocupe, para te ajudar trouxemos dicas valiosas para você aplicar na sua rotina e ter um dia incrível e bem mais produtivo. Confira!
1- Tenha um sono de qualidade!
Além da quantidade, é preciso estar atento a qualidade do sono. Se você quer ter mais energia ao acordar, precisa se preparar para o momento do descanso para que consiga atingir a fase do sono mais profunda.
Para isso, busque dormir sempre no mesmo horário, criando um ambiente adequado e confortável o suficiente para descansar.
Inclua também hábitos que te relaxem e acalmem a sua mente, como um banho quente e meditação, além é claro de evitar estar perto de dispositivos eletrônicos antes de dormir, ativando o modo noturno destes.
Lembre-se de finalizar o seu dia horas antes de ir pra cama, evitando atividades e alimentos estimulantes, como o café, a canela e aqueles com excesso de açúcar.
2- Ao acordar, capriche no café da manhã!
Aqui estamos falando de qualidade. Comece caprichando na escolha dos alimentos que são ótimas fontes de proteínas, carboidratos integrais e gorduras boas.
Alguns bons exemplos:
- Ovos
- Iogurte grego
- Abacate
- Banana
- Aveia
- Melancia
- Mamão
- Oleaginosas
Com os alimentos certos, você estará garantindo maior saciedade e mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis.
3- Mantenha-se hidratado
Alguns sintomas como o cansaço, dor de cabeça e fome podem estar associados à desidratação. Pois quando não estamos bem hidratados, o transporte de nutrientes pelo corpo é prejudicado e sentimos desânimo.
Por isso, leve sempre uma garrafa, copo ou squeeze junto com você para manter o hábito de tomar água sempre.
Os especialistas recomendam a ingestão de 35ml de água para cada quilo.
Exemplo: Uma pessoa que pesa 65 quilos, deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia.
Outra prática interessante é beber água assim que acordar, pois ela, vai ajudar a limpar o intestino, prevenir ataques de enxaqueca, dar brilho à pele, auxiliando no combate às infecções e no aumento de energia.
4- Inclua a vitamina D na sua rotina
A falta dessa vitamina pode estar associada ao desânimo, baixa energia, dificuldade para dormir, sistema imunológico fraco e dores musculares.
Por isso, entre em contato com a luz do sol logo pela manhã, isso ajuda a avisar o corpo que acordamos, além de facilitar a absorção de vitamina D.
O cardápio também ajuda a ter níveis dessa vitamina, como o queijo, leite integral, peixes e bife de fígado.
Para saber se precisa de suplementação, é fundamental consultar o seu médico.
5- Faça alongamentos ou treine antes das atividades
Se precisa de mais disposição pela manhã, os exercícios físicos e alongamentos, podem ser uma boa pedida.
Você sabia que um dos principais hormônios produzidos durante as atividades físicas é a endorfina? É ela quem desperta o sentimento de recompensa e bem-estar, aumentando a disposição física e mental.
Escolha uma atividade física moderada e pratique por volta de 20 e 40 min. Alguns exemplos é a pedalada, yoga, corda, pilates, caminhada e a dança.
Agora se você não conseguir fazer nenhum tipo de exercício, procure pelo menos se alongar assim que acordar, e ao longo do seu dia. Além de melhorar a postura, você ativa a circulação sanguínea, diminui a sensação de fadiga e aumenta a sensação de relaxamento.
E aí gostou das dicas? Aproveita e comenta aqui embaixo, quais hábitos que te ajudam a começar o dia com o pé direito!
Imagem: Canva