A Páscoa é a época mais doce do ano, marcada pelos deliciosos ovos de chocolate, mas também pelos saborosos pratos típicos dessa época, como a Torta Capixaba, tão amada pelo estado do Espírito Santo.
E para honrar essa tradição, os alunos do curso de Gastronomia da Novo Milênio se dedicaram às técnicas de preparo da iguaria em um momento muito especial de aproveitamento de horas complementares.
Sob a orientação do professor Evandro Ferrari, a turma aprendeu desde o preparo dos frutos do mar até a montagem da torta, garantindo que o prato ficasse ainda mais saboroso.
Não mediram esforços para aprender e aperfeiçoar suas técnicas na preparação dessa iguaria com o intuito de levar o sabor e a tradição para suas futuras carreiras na gastronomia.
Tradição
A Torta Capixaba carrega muita história na culinária capixaba, tendo sua origem com os índios que habitavam a região e sendo aprimorada com a influência dos portugueses.
O prato é composto por frutos do mar, como siri, camarão e bacalhau, além de legumes como o clássico palmito, verduras como o repolho, hortaliças e especiarias.
É comum achar variações e combinações da Torta, e isso inclui tanto o palmito quanto o tipo de peixe, a quantidade de ingredientes e o modo de produção, que pode ser substituído pelos tabuleiros de alumínio ao invés da panela de barro.
Esse costume de preparar a Torta Capixaba na época de Páscoa tem passado de geração em geração e não pode faltar na mesa dos capixabas. Além do sabor, o prato simboliza a união e o amor pela família e pela cultura do estado, sendo também apreciada em todos os cantos do país.
Que possamos valorizar e preservar essa herança para as próximas gerações e aproveitar a época para celebrar nossas tradições e cultura.
Desejamos uma Páscoa repleta de amor, união, bons momentos e muita Torta Capixaba na mesa.