Alunos da Novo Milênio marcam presença na 7ª Romaria dos Conguistas na Festa da Penha 2023

A celebração em homenagem a Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo, é caracterizada pela riqueza de manifestações de fé na tradicional Festa da Penha.

Considerado um dos maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, a Festa ocorre oito dias depois do Domingo de Páscoa, no mês de abril.

Neste ano, mais de 20 bandas de Congo do Estado do Espírito Santo vieram de longe e de perto para subir o Convento da Penha em 17/04, na 7ª Romaria dos Conguistas da Festa da Penha 2023.

Para garantir o sucesso deste evento tão importante, a Coordenação da Pedagogia e a Equipe de Apoio, formada por alunos dos cursos de Pedagogia, Direito, Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Novo Milênio, também contribuíram com sua dedicação e esforço.

 

Conguistas

O Congo é uma manifestação típica da cultura popular capixaba que traz a mistura cultural ocorrida no Brasil, desde o Período Colonial. O Congo mistura o batuque do Negro e do índio à religiosidade católica trazida pelos Portugueses. Os instrumentos base desse gênero são: Tambor de congo, Bumbo, Casaca, Cuíca, Chacoalho, Triângulo e Apito.

Só no Espírito Santo, existem mais de 65 Bandas de Congo e mais de 6 mil conguistas, que com muita tradição, fé e música, celebram uma cultura de paz, inclusão, fraternidade e acolhimento.

O evento, que é um importante marco de união, reúne todos os anos pessoas de todas as idades, renovando a tradição capixaba e mantendo viva a fé em nosso canto.

 

Depoimentos

Os alunos da Equipe de apoio compartilharam suas experiências durante a Romaria e só renderam elogios!

Nathalia dos Santos Effgem descreveu a experiência como animada, enquanto Célia Aparecida do Carmo elogiou a harmonia e a alegria que as bandas de congo transmitem com suas cantigas e danças.

Mudou minha visão sobre as Romarias, aprendi muito sobre a cultura do Espírito Santo! – destacou a aluna Lorena Coimbra Vervloet.

Já os alunos Jan Vieira de Lira e Regina Penha da Conceição destacaram o suporte oferecido a equipe do Conto Panela de Barro, e os agradecimentos recebidos. Carlos Gabriel Sousa Mathias e Alessandra Mozer Marques Chavarria caracterizaram o evento como inesquecível.

“Experiência única, gostei demais da animação. Certamente irei na próxima.” – ressaltou Carlos.

Larissa Lorete Barbosa e Vinícius Barbosa Alvarenga participaram pela primeira vez e ficaram encantados com a experiência. Larissa confessou que estava apreensiva no começo, mas que toda apreensão se transformou em empolgação.

“Agora que conheço, espero poder ajudar todos os anos e entender um pouco mais sobre essa cultura. Para mim, foi uma experiência incrível e divertida!”, adicionou Larissa.

 

Gratidão!

A presença dos alunos da Faculdade Novo Milênio foi fundamental para reforçar a tradição e manter viva a fé em nosso estado durante a 7ª Romaria dos Conguistas na Festa da Penha 2023.

A Equipe de Apoio, formada por estudantes de Pedagogia, Direito, Enfermagem e Fisioterapia, demonstrou grande dedicação e profissionalismo na organização do evento.

Um agradecimento especial aos alunos que brilharam na Equipe e à Coordenação de Pedagogia, especialmente à professora Penha, que vem desempenhando um excelente trabalho na formação dos futuros profissionais capixabas.

Viva a cultura e a fé do povo do Espírito Santo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *