Alunos do Direito criam projeto impactante de conscientização contra a violência doméstica

No dia 05/06, o auditório da Novo Milênio foi palco de um evento impactante: o “Projeto “Despertar_Mulheres Sem Medo”, realizado pelas turmas do Curso de Direito em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar (COMVIDES), Tribunal de Justiça Eleitoral do Espírito Santo (TJES) e o Governo do Estado do Espírito Santo.

Essa ação faz parte do Projeto Integrador dos alunos do 1º e 2º período dos cursos de Direito, sob a coordenação do Núcleo de Extensão (NEX) da Faculdade Novo Milênio.

O objetivo principal desse projeto foi conscientizar e prevenir a violência contra a mulher, divulgando os canais de denúncia disponíveis nas escolas públicas estaduais da cidade de Vila Velha, Espírito Santo.

Além disso, o Projeto busca despertar nos adolescentes a capacidade de identificar e prevenir situações de violência em seus relacionamentos, encorajando-os a apoiar as mulheres e eliminar o medo.

Os alunos envolvidos no projeto esbanjaram criatividade na produção, criando uma paródia relacionada ao tema central e um vídeo encenado baseado na cartilha “Namoro Legal” do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Entre as metas do “Mulheres sem Medo”, destaca-se o atendimento às escolas estaduais que oferecem ensino médio em tempo integral em Vila Velha, contribuindo para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, a Igualdade de Gênero.

A organização do projeto teve seu início em março e, ao longo de abril, foi realizado um Workshop sobre Violência Doméstica para introduzir a temática, culminando na apresentação do Projeto “Despertar_Mulheres Sem Medo” em junho.

Tivemos a honra de receber a Dra. Hermínia Azoury, Juíza de Direito da 9ª Vara Criminal de Vila Velha e Coordenadora Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar.

A Juíza compartilhou um pouco de sua trajetória e importante trabalho nesse campo, juntamente com Isabel Berlinck, idealizadora do Projeto Social Mulher Superando o Medo, que fez a abertura do evento.

O auditório estava lotado! Além da inspiradora abertura realizada por Isabel, a apresentação foi conduzida pela aluna Paula Ramos Junqueira Olimpio, representante das turmas.

Estamos imensamente orgulhosos desse projeto que é essencial para a nossa sociedade. Nossos parabéns a todos os alunos do curso de Direito pelo empenho, dedicação e comprometimento em promover a conscientização e prevenção dessa problemática.

Apenas no mês de junho, as escolas beneficiadas pelo projeto foram a EEEFM Dr. Francisco Freitas Lima, EEEFM Sílvio Rócio e EEEM Professor Agenor Roris.

Gostaríamos de agradecer a todos que estiveram presentes e prestigiaram esse evento tão importante!

Um agradecimento especial à Coordenadora do Núcleo de Extensão – NEX, Renata Moreira Frechiani, que desempenhou um papel fundamental na organização, assim como à Coordenação do Curso de Direito, a Dra. Hermínia Azoury e Isabel Berlinck, por aceitarem nosso convite e abrilhantarem ainda mais essa iniciativa.

Agradecemos a todos pelo apoio e dedicação em prol desse projeto tão importante!

Esperamos que essa ação possa continuar transformando vidas de forma significativa.

A Faculdade Novo Milênio se orgulha de fazer parte desse projeto e incentiva seus alunos a se envolverem em iniciativas que promovam a igualdade de gênero e o respeito às mulheres. Juntos, podemos construir um futuro melhor e livre de violência.

Fique ligado por aqui, para ver mais notícias e eventos que buscam promover o conhecimento, a inclusão e a transformação social.

1 comentário em “Alunos do Direito criam projeto impactante de conscientização contra a violência doméstica

  1. Marlene de Almeida C. Kohler Responder

    Evento de excelente qualidade. Mais uma vez Dra Hermínia Azoury e Isabel Berlinck serviram de inspiração para nos motivar nessa luta em prol das mulheres e meninas vitimadas pela violência doméstica e familiar.
    A presença dos professores da faculdade com suas turmas no evento, foi impactante, demonstrando que essa luta é de todos.
    Como aluna veterana participante desse projeto integrador, digo que a experiência adquirida na montagem, conclusão e execução do mesmo nas escolas do município de Vila Velha, foi uma experiência marcante, que levarei comigo, como concluinte do curso de Direito nessa honrosa e capacitada instituição de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *