Sucesso total no Programa de Desenvolvimento Docente (PDD)!

No dia 27/07, o Núcleo de Avaliação, Qualidade e Estratégia (NAQUE) promoveu uma super capacitação para todos os professores de graduação e técnico da Novo Milênio!

Trata-se do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD), uma iniciativa que vem deixando uma marca significativa na comunidade acadêmica.

Esse programa oferece a todos os docentes, tanto da Faculdade quanto do Centro Técnico Novo Milênio, a oportunidade de reciclarem seus conhecimentos, buscando o desenvolvimento e aprimoramento de competências no campo educacional, refletindo diretamente na melhoria da aprendizagem dos alunos.

 

Acolhida Especial e Dinâmica Reflexiva

A noite começou com uma calorosa acolhida aos colegiados de cursos de graduação e técnico, conduzida pelo Diretor Rogério Scheidegger.

O clima de receptividade e apoio mútuo foi evidente desde o início.

Durante a dinâmica reflexiva, realizada pela Coordenadora do curso de Pedagogia, Penha Fonseca, e pela Coordenadora do Núcleo de Inovação Acadêmica (NINA), Fernanda Toso, os participantes foram convidados a se movimentarem, segurando balões infláveis coloridos e desafiados a não deixá-los caírem.

Esse exercício interativo proporcionou um momento de descontração e reflexão, fortalecendo os laços entre os professores, estimulando o espírito colaborativo e a tomada de decisões.

 

Palestra inovadora

O destaque da noite foi a empolgante palestra do Coordenador de Publicidade e Propaganda e Gestor da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AE2P), Gustavo Belo, sobre as “IAs generativas no auxílio das atividades de ensino e aprendizagem”.

O Coordenador de Publicidade enfatizou: Essas IAs generativas têm uma infinidade de aplicações. Elas abrem um leque extremamente aberto de possibilidades que podemos trabalhar, inclusive para a profissão específica de professores.

Gustavo Belo explicou como essas inteligências artificiais podem ser poderosas aliadas no processo educacional. Uma das possibilidades é solicitar que a IA desenvolva uma proposta de plano de ensino, oferecendo um ponto de partida para os professores explorarem e aprimorarem. Ele destacou que embora o plano possa ser ajustado conforme a necessidade, ele oferece uma visão geral que auxilia na administração e organização da disciplina.

 

Tecnologia a Favor do Aprendizado

Além disso, o Coordenador Gustavo Belo, destacou a utilização da IA para trazer aperfeiçoamentos na contextualização de questões de prova, tornando-as mais desafiadoras e atraentes para os alunos.

Ele reforçou que apesar de as IAs generativas serem valiosas aliadas no processo de educação, elas não substituem as habilidades e o conhecimento dos professores. A validação das informações ainda é fundamental para garantir a qualidade do ensino.

Quando faço uma questão para uma prova, posso enriquecer esse processo. Talvez trazer um nível de dificuldade maior ou puxar pra uma área aproximada. A gente pode pedir uma proposta também pro Chat GPT ou pro Bard, né? Pra trazer essa proposta. Essas inteligências são auxiliares ao processo de educação em qualquer outro processo, mas elas não substituem as habilidades e o conhecimento dos professores. Então ainda há necessidade de nós validarmos essa informação. Não adianta eu iniciar aí a ministração de uma determinada disciplina 100% baseado no que o Chat GPT determinar. Além de um risco, uma imprudência você está colocando a sua carreira em risco, né? Então não é essa a melhor utilização, acrescentou Gustavo Belo.

Para finalizar o Coordenador Gustavo Belo acrescentou ainda algumas formas práticas de utilização dessas ferramentas.

Uma outra forma que eu utilizei o GPT recentemente foi na correção de artigos e monografias. Eu faço a minha correção e análise, e depois coloco esse trabalho do aluno lá e peço pra que através de um comando, ele possa me responder algumas questões encima daquela revisão. Percebi que ele foi bem assertivo nos pontos de análise, porque coincidiram com os meus, só que ele me trouxe análises e pontos levantados que eu não tinha percebido antes, então como ele processa essas informações muito mais rápido do que eu, talvez, pra eu perceber o que ele levantou ali em segundos eu precisaria de reler esse trabalho, algumas dezenas ou centenas de vezes até ter a percepção do que ele fez. Então, isso nos auxilia também na correção. Em resumo, planejamentos, organogramas, planilhas, questões, correções, aperfeiçoamento de texto, propostas de livros, filmes e artigos, são alguma das formas que nós professores podemos utilizar essas inteligências artificiais pra melhorar o processo de ensino aprendizagem, enfatizou, Gustavo Belo.

Excelência no Ensino-Aprendizagem

O PDD da Faculdade Novo Milênio reforçou o compromisso da instituição em capacitar seus professores para oferecerem um ensino de excelência, incorporando inovações tecnológicas de maneira estratégica.

Temos certeza que foi um momento muito enriquecedor para os professores, enfatizando a busca pelas novas formas de potencializar o ensino, a fim de inspirarem seus alunos para serem líderes e agentes de transformação na sociedade. Mal podemos esperar para nos encontrarmos no próximo PDD, com muito aprendizado e crescimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *