Setembro Amarelo: Alunos do Centro Técnico participam de palestra memorável

Na última sexta-feira (22/09), os alunos do Centro Técnico Novo Milênio, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra muito importante e especial, alusiva à campanha do Setembro Amarelo.

Recebemos o Psicólogo e Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e também Professor da Novo Milênio, Erik Matos, para uma bate-papo enriquecedor com a temática: “Saúde mental e suicídio Se precisar, peça ajuda!”.

Durante a palestra, Erik compartilhou insights valiosos sobre a prevenção ao suicídio e abordou os principais fatores que afetam as pessoas emocionalmente, incentivando os alunos a reconhecerem os sinais de alerta e estarem prontos para serem fonte de ajuda.

Sobretudo foi uma interação junto aos alunos para compreender o nível de conhecimento deles sobre o assunto e explorar a partir disso um bate papo, visando conscientizar, educar os alunos sobre esse assunto tão importante e necessário na nossa sociedade e em nossas universidades, destacou Erik.

Apaixonado por Neurociência, Erik compartilhou ainda algumas técnicas de respiração, autoconhecimento e controle das emoções durante a palestra.

É fundamental reconhecer os sinais de alerta em si mesmos e nos outros, como mudanças de comportamento e isolamento social. Se notarem esses sinais, ofereçam ajuda e encorajem a busca por assistência, enfatizou Erik Matos.

Foi uma noite de muita interação, conexão e aprendizado! O palestrante ainda finalizou como um conselho aos alunos:

Em momentos de dificuldade, lembrem-se de que pedir ajuda é um ato de coragem e sabedoria. Não hesitem em compartilhar seus sentimentos com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental, pois todos enfrentamos desafios. A vida é preciosa, e juntos, podemos fazer a diferença na vida de alguém. Não subestimem o poder do apoio mútuo e da compaixão. Vocês não estão sozinhos, e estamos aqui para cuidar uns dos outros, finalizou Erik.

Um agradecimento especial

A Novo Milênio expressa profunda gratidão a todos que se juntaram a nós nesta jornada de conscientização e aprendizado, agradecemos especialmente ao nosso palestrante Erik Matos por compartilhar seu conhecimento e experiência, inspirando-nos a fazer a diferença em nossas comunidades e na vida das pessoas.

Conte com a ajuda disponível!

Se precisar de ajuda e apoio emocional, você pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) de forma gratuita, discando 188 ou realizar um agendamento na Unidade de Saúde mais próxima para acompanhamento profissional.

A vida é um presente precioso, e ajuda está sempre ao seu alcance, seja através de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *