Bombou! 2ª fase do Projeto Despertar_Mulheres Sem Medo foi um sucesso!

A Faculdade Novo Milênio, por meio do Núcleo de Extensão (NEX), continua expandindo seus laços com a comunidade, promovendo ações que abordam questões essenciais de direitos humanos.

Sob a liderança da Professora Renata Moreira Frechiani, o Núcleo de Extensão vem desempenhando objetivos claros:

✔ Promover, motivar e divulgar ações extensionistas da instituição.
✔ Fomentar a interação das ações extensionistas com a comunidade, abrangendo cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.
✔ Estimular a participação ativa de professores, alunos e membros da comunidade no desenvolvimento de ações de extensão.
✔ Democratizar o conhecimento técnico-científico da Faculdade para a sociedade capixaba.
✔ Promover ações inovadoras, sustentáveis e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Através do NEX, os alunos dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Engenharias, Estética e Cosmética, Gastronomia, Enfermagem e Comunicação, vem desempenhando o incrível Projeto Despertar_Mulheres Sem Medo — que teve sua origem na disciplina de Projeto Integrador, com o objetivo claro de conscientização e prevenção da violência contra a mulher, além da divulgação de canais de denúncia nas escolas públicas estaduais de Vila Velha, Espírito Santo.

Recentemente, o projeto encontra-se em sua segunda fase, com o objetivo de alcançar 9 escolas da região.

Nesta edição, o projeto ganha um reforço adicional com turmas focadas em meio ambiente e sustentabilidade.

Os alunos irão abordar a questão da sustentabilidade, destacando como a reciclagem pode gerar renda.

Para isso, utilizarão garrafas PET para o plantio de ervas fitoterápicas, explicando os benefícios da camomila, uma erva aceita pelo SUS, para problemas como insônia, ansiedade e outros transtornos.

Dentro das cinco formas de violência contra a mulher definidas pela Lei Maria da Penha, a violência psicológica afeta não apenas as mulheres, mas também suas famílias. Nesse sentido, o uso de fitoterápicos pode ser um recurso valioso!

Workshop Solidário

Um dos destaques dessa fase foi o Workshop Solidário, realizado em 19 de setembro na Faculdade Novo Milênio, com um auditório lotado!

Mediado pela Economista e Empreendedora social, Isabel Berlinck, o evento teve como foco o treinamento dos novos alunos dos projetos integradores e a divulgação dos frutos do Projeto Despertar_Mulheres Sem Medo.

Quem marcou presença também foi a equipe do Instituto Happiness, de Los Angeles, nos Estados Unidos — importante organização dedicada a promover a educação para a felicidade, além da ilustre Juíza de Direito da 9ª Vara Criminal de Vila Velha e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Dra. Hermínia Azoury.

Na entrada do Workshop, os participantes tiveram a oportunidade de fazer doações de caixas de leite que foram destinadas a mais de 30 famílias, em colaboração com o Projeto Mulher Superando o Medo.

Durante o workshop, a palestrante Isabel Berlinck apresentou o “Dindindometro”, uma ferramenta importante do seu “Projeto Mulher Superando o Medo”, que ensina educação financeira como forma de ajudar as mulheres a alcançarem sua independência financeira e romper com a dependência econômica de seus agressores.

 

Visita escolar

Outro momento importante do Projeto, foi a visita realizada à Escola Municipal UMEF Dep. Mikeil Chequer, realizada na mesma data do Workshop, onde os alunos do Direito, acompanhados da Coordenadora do NEX, apresentaram para a turma do 9º ano da Escola toda a proposta do Projeto em um bate-papo enriquecedor.

O objetivo principal foi capacitar os alunos e conscientizá-los sobre a importância de apoiar as mulheres e combater a violência nos relacionamentos, contribuindo para um mundo mais igualitário.

A visita contou com a participação de Isabel Berlinck, e da Coordenadora do Instituto Happiness de São Paulo, Andrea Menezes e o Diretor Presidente Internacional da Orus/ Happiness, Marcos Correia, juntamente com a equipe do Instituto Happiness Brasil, que registraram todo o momento da visita e do workshop para a produção de um documentário com alcance global.

Parcerias

O Projeto Despertar_Mulheres Sem Medo acredita que os alunos podem se tornar agentes de transformação social, sensibilizando suas comunidades e promovendo a luta contra todas as formas de violência.

O projeto conta com parceiros fundamentais, como o Projeto Mulher Superando o Medo, coordenado pela economista Isabel Berlinck, e o apoio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, representada pela Juíza de Direito Dra. Herminia Maria Silveira Azoury.

Recentemente, a Fundação Happiness Brasil também se juntou como parceira, expandindo a iniciativa internacionalmente.

 

Homenagem

Na última quarta-feira (27/09), o “Projeto Despertar_Mulheres Sem Medo”, recebeu uma honrosa homenagem na Câmara Municipal de Vila Velha.

A iniciativa partiu da Vereadora Patrícia Crizanto, que também é aluna do curso de Direito da Novo Milênio.

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor da Novo Milênio, Rogério Scheidegger, a Professora Renata Frechiani, Coordenadora do NEX, um grupo de alunos do nosso curso de Direito da Novo Milênio e a Economista Izabel Berlinck.

Ficamos extremamente agradecidos e honrados por esse gesto de reconhecimento e apoio à causa!

Orgulho!

Expressamos nossa gratidão e orgulho pelo trabalho contínuo realizado pelo Núcleo de Extensão da Novo Milênio e dos nossos alunos dos cursos participantes, juntamente com o apoio dos parceiros do Projeto.

Parabenizamos a todos pelo comprometimento com uma causa tão necessária!

Um agradecimento especial aos apoiadores e participantes do Workshop Solidário, que contribuíram e prestigiaram este momento. Que venha a próxima fase deste lindo projeto, com ainda mais dedicação e impacto positivo em nossa comunidade.

Clique aqui e conheça mais sobre o Projeto Despertar_Mulheres Sem Medo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *