Professor da Novo Milênio fala sobre o Braille no Jornal da TV Vitória

O Jornal da TV Vitória, da emissora TV Vitória, afiliada da Record TV, trouxe ao ar, nesta quinta-feira (04/01), uma reportagem sobre o Dia Mundial do Braille, comemorado em 04 de janeiro, e retratou a importância desse sistema de escrita para a vida de tantos capixabas.

Um deles foi o advogado João Estevão, Professor de Braille e Soroban da Novo Milênio.

João, além de ser formado em Direito, é graduando em Pedagogia e pós-graduado em Direito e Gestão. Atua como professor em cursos de extensão, graduação e pós-graduação desde 2005. Além disso, é coordenador da Comissão de Acessibilidade no Tribunal de Contas do Estado e membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Espírito Santo (OAB).

Na entrevista, o Professor João Estevão compartilhou um pouco da sua história com o Braille, diagnosticado desde a infância com uma deficiência degenerativa da retina, e destacou o amor por este sistema de escrita e a admiração pelo criador do sistema, o francês Louis Braille.

Comecei a dar aula para algumas pessoas, e os professores começaram a me buscar para capacitá-los, para que eles entrassem nessa área da deficiência visual em escolas públicas. Desde 2017, eu capacitei mais de 300 professores nesta área.

Em conversa com a nossa equipe, o professor João Estevão, que ainda coordena os cursos de extensão em Orientação e Mobilidade e Transcrição de textos em Braille na Novo Milênio, contou que aprendeu o Braille como uma curiosidade pessoal e, a partir de então, começou a dar aula para servidores públicos, firmando parceria com a Novo Milênio em 2017, para a formação de professores na área da deficiência visual.

Os professores fazem o curso na Faculdade, treinam e saem lendo e escrevendo em Braille e fazendo operações matemáticas utilizando o Soroban. Com o certificado, eles entram em concursos ou processos seletivos para lidar com crianças com deficiência visual em escolas públicas do estado ou dos municípios.

O Professor João Estevão ainda ressaltou que, apesar das inúmeras tecnologias existentes de leitura e escrita, o Braille é essencial em diversas situações do dia a dia, como, por exemplo, identificar um tipo de medicamento através dos botões em Braille distribuídos pela embalagem da medicação, ou até mesmo reconhecer determinadas salas a partir das placas de empresa, órgãos públicos, prédios comerciais ou residenciais.

O Braille é um complemento para a nossa autonomia. Recentemente, por exemplo, recebi um convite de casamento em Braille, uma pessoa muito querida me deu esse convite. Ao invés de tirar uma foto ou usar uma tecnologia, eu pude ler com autonomia aquele convite, sabendo que é um convite de casamento, adicionou o professor.

Ficamos extremamente orgulhosos pela dedicação e compromisso do Professor João Estevão em desempenhar um papel tão fundamental na promoção de uma educação mais inclusiva e acessível.

Já estamos ansiosos para as próximas turmas de Braille e Soroban de 2024, programadas para começarem no mês de março

Para conferir a entrevista completa, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *