Confira como foi o Workshop sobre violência doméstica na Novo Milênio

O combate à violência doméstica e ao feminicídio é um tema de extrema importância, e precisa ser discutido de forma constante.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2020, foram registrados 1.350 casos de feminicídio no Brasil, o que representa uma média de 3,7 casos por dia.

Diante dessa realidade alarmante, a Faculdade Novo Milênio promoveu no dia 19/04 um Workshop para os alunos do curso de Direito, com o objetivo de criar um espaço de debate sobre o assunto.

O evento, intitulado “Violência doméstica – Como funciona na prática o atendimento das mulheres”, foi promovido pelo Núcleo de Extensão (NEX), com o apoio do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa (NPP) e Coordenação do Curso de Direito da Novo Milênio.

Durante o Workshop, foram abordados pautas como os tipos de violência elencados na Lei Maria da Penha, como é feita a tramitação do processo desde a denúncia na delegacia até a Vara, a Rede de apoio, canais de denúncias, ações como o Ônibus Rosa e o Botão do pânico, além da importância da participação da sociedade civil e do terceiro setor no combate à violência e acolhimento das mulheres.

Convidadas

O evento contou com a presença de 3 mentoras incríveis, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o tema: Isabel Berlinck, Karla Soares Cordeiro e Tania Pires Duarte.

Isabel Berlinck é economista, empreendedora social e empresária há mais de 30 anos, escritora, idealizadora do projeto social Mulher Superando o medo e vencedora do 2º Prêmio Mulher Arcelormittal.

Karla Soares Cordeiro é graduada em Serviço Social, e atua como assistente social da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Vitória.

Tania Pires Duarte é psicóloga, mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento e doutoranda em Saúde Coletiva pela UFES, além de atuar como psicóloga do Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência do município de Vila Velha (CRAMVIVE).

A bagagem dessas três mentoras foi de suma importância para discorrer sobre o tema, e o evento contou até com uma dinâmica e café, permitindo aos alunos uma maior interação e troca de experiências sobre o assunto tão importante e urgente.

Aprendizado e capacitação

Certamente, os alunos saíram com uma maior consciência de atuação contra a violência doméstica e o feminicídio, a fim de se tornaram agentes multiplicadores da informação, ajudando a combater e prevenir esse tipo de violência em nossa sociedade.

É importante lembrar que não podemos ficar calados diante desse problema tão grave. Precisamos nos informar e agir em prol da proteção das mulheres. Juntos, podemos mudar essa realidade!

Agradecemos especialmente aos realizadores deste workshop, o Núcleo de Extensão (NEX), a Coordenação do Curso de Direito da Novo Milênio, e o Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa (NPP), por promoverem eventos tão importantes e relevantes para a formação dos nossos alunos.

Agradecemos também às mentoras Isabel Berlinck, Karla Soares Cordeiro e Tania Pires Duarte, pela dedicação e contribuição ao evento, compartilhando conosco seus conhecimentos e experiências.

Ficamos felizes em poder contar com a participação de todos e esperamos que iniciativas como essa continuem a acontecer, contribuindo para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade justa e igualitária!


Dados: Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2020). “Anuário Brasileiro de Segurança Pública”.

1 comentário em “Confira como foi o Workshop sobre violência doméstica na Novo Milênio

  1. Pingback: Alunos do Direito criam projeto impactante de conscientização contra a violência doméstica – Novo Milênio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *