Hoje é Dia Mundial da Gastronomia Sustentável!

(Divulgação)

Nesta sexta-feira (18) é comemorado o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, data criada em 2017 por uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

Há algumas partes de alimentos que podem ser aproveitadas e a maioria das pessoas desconhece: cascas, talos, folhas externas e sementes, por exemplo. Habitualmente, essas partes são bastante nutritivas, até mais do que as partes convencionais, além de possuírem mais fibras e serem tão saborosas quanto.

Também podemos aproveitar e reinventar os alimentos em nossas casas, deixando-os mais saborosos, nutritivos e podendo consumi-los novamente com outros sabores e preparações. É o aproveitamento integral, que pode aumentar a densidade nutritiva das comidas, auxiliar no combate à fome e ainda reduzir a quantidade de resíduos descartados.

Aproveitando o tema, dá só uma olhada nas delícias de Finger Foods que alunos e professores do curso de Gastronomia da Faculdade Novo Milênio prepararam com aproveitamento integral dos alimentos:

Wraps de legumes com cenoura, beterraba e alface
Tomates recheados com molho azedo, cream cheese artesanal e manjericão
Pepino recheado com tomatinho e patê de frango, beterraba e cream cheese artesanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *