Depois de um longo período somente com aulas remotas, os alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Novo Milênio voltaram, nesta terça-feira (22), a ter aulas práticas presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde. O retorno foi bastante comemorado pelo professor Fernando Santa Clara.
“É bom, né? Sentimos muita falta. Na Gastronomia, é um processo muito essencial estudar, ler, buscar conhecimento. Mas, colocar esse conhecimento em prática é importantíssimo. Conseguir trazer esse conhecimento dentro de sala de aula e ver que está rendendo, é entendermos o quão importante foi nosso trabalho nas aulas remotas e como isso se concretiza agora, na cozinha. Então, é bom demais rever todo mundo”, disse.
A atividade que marcou o retorno dos alunos foi uma aula da disciplina de Cozinha Étnica, Cultural e Racial, lecionada por Santa Clara.
“É uma disciplina que tem, por objetivo, discutir os processos de colonização, tanto do continente americano, quanto do asiático. Retomando as atividades, fizemos uma aula sobre a Argentina”.
O professor, que também é coordenador do Núcleo de Extensão (NEX) da Novo Milênio, explicou que os alunos trabalharam na produção da Carbonada, um prato com técnicas indígenas e ingredientes europeus, típico da mistura cultural da região da América do Sul.
“Fizemos uma releitura do processo, usando uma mini abóbora. Os alunos prepararam um guisado com carne, legumes locais e legumes que vieram da Europa. Colocamos dentro da mini abóbora e levamos ao forno para dar uma ‘queimadinha’ em volta. Tradicionalmente, esse prato é feito em fogo de chão: pega a abóbora, põe tudo dentro, cava um buraco no chão, coloca a abóbora, fecha, acende a fogueira e cozinha por 8, 10 horas. Aqui, acabamos adaptando à nossa realidade, diminuindo um pouco o prato, dando uma leveza um pouco maior. Mas, mantendo os traços técnicos e étnicos do processo”.
Retorno aos poucos
Com o retorno de Gastronomia, agora são quatro cursos de graduação da Faculdade Novo Milênio que já contam com a volta de atividades práticas presenciais, após um período de restrições por conta da pandemia do Coronavírus. Ele se junta aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Estética e Cosmética, que retornaram nas últimas semanas.
Os alunos das outras graduações da instituição, por hora, seguirão somente com aulas remotas até o fim do atual semestre, que se encerra no próximo dia 2 de julho.