Curso de Gastronomia retorna com aulas práticas presenciais

(Divulgação)

Depois de um longo período somente com aulas remotas, os alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Novo Milênio voltaram, nesta terça-feira (22), a ter aulas práticas presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde. O retorno foi bastante comemorado pelo professor Fernando Santa Clara.

“É bom, né? Sentimos muita falta. Na Gastronomia, é um processo muito essencial estudar, ler, buscar conhecimento. Mas, colocar esse conhecimento em prática é importantíssimo. Conseguir trazer esse conhecimento dentro de sala de aula e ver que está rendendo, é entendermos o quão importante foi nosso trabalho nas aulas remotas e como isso se concretiza agora, na cozinha. Então, é bom demais rever todo mundo”, disse.

A atividade que marcou o retorno dos alunos foi uma aula da disciplina de Cozinha Étnica, Cultural e Racial, lecionada por Santa Clara.

“É uma disciplina que tem, por objetivo, discutir os processos de colonização, tanto do continente americano, quanto do asiático. Retomando as atividades, fizemos uma aula sobre a Argentina”.

O professor, que também é coordenador do Núcleo de Extensão (NEX) da Novo Milênio, explicou que os alunos trabalharam na produção da Carbonada, um prato com técnicas indígenas e ingredientes europeus, típico da mistura cultural da região da América do Sul.

“Fizemos uma releitura do processo, usando uma mini abóbora. Os alunos prepararam um guisado com carne, legumes locais e legumes que vieram da Europa. Colocamos dentro da mini abóbora e levamos ao forno para dar uma ‘queimadinha’ em volta. Tradicionalmente, esse prato é feito em fogo de chão: pega a abóbora, põe tudo dentro, cava um buraco no chão, coloca a abóbora, fecha, acende a fogueira e cozinha por 8, 10 horas. Aqui, acabamos adaptando à nossa realidade, diminuindo um pouco o prato, dando uma leveza um pouco maior. Mas, mantendo os traços técnicos e étnicos do processo”.

Carbonada feita por alunos do curso de Gastronomia

Retorno aos poucos

Com o retorno de Gastronomia, agora são quatro cursos de graduação da Faculdade Novo Milênio que já contam com a volta de atividades práticas presenciais, após um período de restrições por conta da pandemia do Coronavírus. Ele se junta aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Estética e Cosmética, que retornaram nas últimas semanas.

Os alunos das outras graduações da instituição, por hora, seguirão somente com aulas remotas até o fim do atual semestre, que se encerra no próximo dia 2 de julho.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *