Alunos de Gastronomia aprendem técnicas e aspectos culturais e étnicos da cozinha asiática

(Divulgação)

Dando continuidade aos aprendizados na disciplina “Cozinha Étnica, Cultural e Racial”, ministrada pelo professor Fernando Santa Clara, os alunos do curso de graduação em Gastronomia da Faculdade Novo Milênio tiveram, nesta quinta-feira (8), uma aula muito deliciosa sobre Cozinha Asiática – Japão e Tailândia.

Em uma das cozinhas das modernas e equipadas instalações que o curso de Gastronomia dispõe, foram preparadas nove receitas: sopa ao leite de coco, camarão e lula salteados com curry, porco laqueado ao forno, frango agridoce com arroz e bifum com filé, todos esses pratos tailandeses; e os japoneses peixe branco ao óleo de gergelim, sukiyaki, caldo de ovos e macarrão apimentado com camarão.

O professor Santa Clara explica é preciso abordar as questões culturais e étnicas para entender o processo lógico de formação do prato.

“Além dos ingredientes do entorno dos territórios, também há as questões culturais do que pode e o que não pode comer, quando comer, como comer. Isso tudo é muito importante para entendermos as formulações étnicas e culturais dos pratos. Então, mais do que reproduzir receitas, trabalhamos a receita e os aspectos culturais biomáticos dos territórios que estamos estudando”.

Fernando ainda reforçou que esse estudo aprofundado é um dos grandes diferenciais da graduação para os cursos técnicos.

“Os cursos técnicos são extremamente importantes, porque dão os processos técnicos que precisamos saber. Porém, quando estamos em um processo de tecnologia, de um estudo mais aprofundado, o objetivo é trabalhar as bases que sustentam essas técnicas. E é uma coisa importante lembrar que toda técnica tem uma base cultural, experimental, de vivência, relacionada com o espaço em que ela aparece. Então, é preciso se apropriar desses conhecimentos. Isso é o que coloca o curso de tecnologia como curso superior”.

Confira algumas fotos das produções dos alunos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *