Novo Milênio recebe famosa escola de sushi em curso para iniciantes

(Divulgação)

Foi um verdadeiro sucesso o “Curso completo de sushi e pratos quentes para iniciantes”, que aconteceu nos últimos dias 22 e 23 (segunda e terça-feira) nas cozinhas do curso de graduação em Gastronomia da Faculdade Novo Milênio.

O treinamento, trazido ao estado por intermédio da sushiwoman Ana Rosa Morais, foi ministrado pelo chef Hiro Ozono, sócio da famosa escola especializada em gastronomia japonesa Nagoya Sushi School, que oferece cursos presenciais e on-line.  A escola tem matriz na cidade de Nagoya, no Japão, com sua principal filial brasileira localizada no coração do bairro Liberdade, em São Paulo, e operações também em capitais importantes como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Belo Horizonte.

Satisfeito com o resultado, Hiro explicou que, no primeiro dia, o foco principal foram os três pilares fundamentais para preparar um sushi de qualidade.

“Para o aluno começar a fazer sushis, vejo três princípios. O primeiro é a parte dos pescados: a abertura, a higienização, como conservar. O segundo é sobre um bom shari. Para fazer um bom sushi, você precisa ter um bom shari, que é o arroz temperado para o sushi. 70% da qualidade do sushi vem do arroz. Trabalhamos toda o processo, da higienização até o resultado final do arroz. E o terceiro princípio é a afiação das facas. É muito importante que o aluno saiba as técnicas para uma boa afiação porque, se você não tem uma faca bem afiada, o seu resultado final, seja no sushi ou no sashimi, não será tão satisfatório”.

Ainda no primeiro dia de curso, os alunos prepararam os primeiros sushis. Segundo o chef, no primeiro dia, é importante que o aluno aprenda a centralização do hossomaki (tipo de sushi menor e mais fino, um dos mais comuns que existem) . Então, o objetivo é fazer com que o aluno tenha um maior costume com o nori – espécie de folha feita de algas marinhas, normalmente usado para envolver o sushi –, com o arroz e, na parte da elaboração, já fazer o sushi do jeito correto, com a base bem feita. Já no segundo dia, foram utilizados os outros insumos, como o salmão e o buri (conhecido no Brasil como “olho de boi”).

“Eles fizeram nigiri, sashimi, temaki. Foi um dia bem produtivo. O treinamento também contou com a preparação de pratos quentes como yakisoba, shimeji, yakimeshi e tepan. Todos esses pratos saem muito, seja em delivery ou até mesmo em restaurantes à la carte e rodízio. São pratos muito admirados por brasileiros”, disse.

Hiro observou ainda que os alunos, além de terem uma energia muito bacana, aproveitaram bem o curso.

“No primeiro dia, muitas vezes os alunos têm certa dificuldade para enrolar o primeiro hosso e percebi que aqui eles tiveram facilidade. Os dois dias bem produtivos e eles conseguiram pegar bastante coisa aqui. Foi a primeira vez que venho aqui (na Novo Milênio) e já pretendo voltar. Conversei com a Coordenação de Gastronomia e com a Direção e foi bem legal. Acho que a parceria será bem longa e com direito a colher bons frutos no futuro”, finalizou.

Parceria exclusiva no estado

De acordo com a sushiwoman Ana Rosa Morais, no Espírito Santo, a Faculdade Novo Milênio possui exclusividade com a Nagoya Sushi School e este curso foi apenas o primeiro da parceria que promete ser duradoura. Ana, que também é a representante da Nagoya em Belo Horizonte e no Espírito Santo, afirmou ainda que o próximo treinamento já vai acontecer em janeiro, com uma turma maior.

“O balanço do curso foi bem positivo, bem proveitoso. Vila Velha (e região) é um local bem promissor para amadurecermos a verdadeira gastronomia japonesa. E, por ser litoral e uma cidade turística, acredito que vamos ter muitos trabalhos por aqui. A Novo Milênio nos recebeu muito bem e a estrutura é muito bacana. Nosso intuito, aqui na faculdade, é trazer chefs renomados do Japão, como o André Nobuyuki Kawai, presidente da Nagoya Sushi School e embaixador do Sushi em Portugal e no Brasil, e o Hirotoshi Ogawa, diretor-geral do Sushi Skills Institute. Queremos crescer a Gastronomia da Novo Milênio junto com a Nagoya Sushi School em Vila Velha. Pretendemos estar aqui todos os meses, uma vez por mês, até trazermos os chefs do Japão para o Espírito Santo. Lembrando que é uma parceria com exclusividade. No Espírito Santo, nossos cursos acontecem somente aqui, na Novo Milênio”.

Confira algumas fotos do curso:

1 comentário em “Novo Milênio recebe famosa escola de sushi em curso para iniciantes

  1. Rita Responder

    Não é simplesmente escrever qualquer coisa e publicar na
    internet. Obrigado pela informação. Vou compartilhar o seu
    artigo no meu instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *