Federação Italiana de Cozinha realiza Workshop de Cozinhas Toscana e Siciliana na Novo Milênio

Reprodução FIC Brasile

O dia 10/04 foi realmente memorável! Enquanto os alunos da Gastronomia participavam da palestra do Chef Juarez, no auditório da Faculdade, as cozinhas da Novo Milênio estavam a todo vapor, com o incrível Workshop de Cozinhas Toscana e Siciliana da Federação Italiana de Cozinha FIC Brasile.

O evento transportou os participantes em uma deliciosa viagem gastronômica pela Itália, sendo realizado exclusivamente para os associados da FIC Brasile.

Tivemos a honra de receber a presença ilustre dos renomados chefes da FIC:

Chef Ari Cardoso
Master Chef da Cozinha Italiana
Diretor Comercial da FIC Brasile
Dono da Casa Ari Gastronomia & Conhecimento
CEO da Gourmet Consult

Chef Lino
Master Chef da Cozinha Italiana
Membro do Collegium Cocorum
Dono da Cantina Bella Itália
Secretário Geral da FIC Brasile
Diretor Acadêmico do IGA Brasil (Bragança Paulista)

Chef Roberto Ravioli
Master Chef da Cozinha Italiana
Vice-presidente da FIC Brasile
Dono do Empório Ravioli, Casa Ravioli, La Madonnina Ravioli
Curador do Programa Sabor São Paulo
Ex-Chefe do Programa “É de Casa”, do Gshow

Chef Nico
Master Chef da Cozinha Italiana
Diretor de Conteúdo Acadêmico da FIC
Dono da Taverna do Chef Nico
Embaixador da Culinária Siciliana

Juntamente com a participação especial do Chef Juarez, Master Chef da Cozinha Italiana e Membro da FIC Brasile.

O Workshop foi realizado das 08h às 18h e contou com um café da manhã receptivo, seguido de uma aula teórica sobre as técnicas e cozinhas abordadas, culminando com a parte prática.

Ministrado pelos Chefs Lino Iuliani, Roberto Ravioli e Nico Ferdico, cada um foi responsável em abordar uma especialidade da culinária italiana: Cozinha Toscana com o Chef Nico e Cozinha Siciliana com o Chef Ravioli.

Os associados puderam aprender e aprimorar suas técnicas, prepararando pratos tradicionais da culinária italiana, como a refrescante Insalata di Arance, e o delicioso Baccala alla Livornese.

Confira o menu!

Cozinha Toscana

• Insalata di Arance
• Zucca in Agro Dolce
• Melanzane alla Milanesa
• Polpete in Agro Dolce
• Pesto alla Siciliana
• Pasta alla Anchova

Cozinha Siciliana

• Baccala alla Livornese
• Cacciucco
• Fagili all’Uccelletto
• Crostino di Fegatini
• Ravioli di Patate

Durante o evento, o Chef Ari Cardoso compartilhou conosco, sobre a evolução da gastronomia e a importância de se manter atualizado no mercado.

Ele destacou a mudança de tendência na busca por “comida de verdade” e a abolição de ingredientes artificiais na culinária. O Chef também enfatizou a importância de pegar o alimento do zero e transformá-lo em algo sofisticado com a técnica própria.

Já o Chef Lino pontuou a facilidade de pesquisa na internet para se atualizar na área.

“Acho que nunca houve uma época tão fácil como agora. Antigamente quando eu montei o meu restaurante tradicional italiano, há 36 anos em Bragança, a gente tinha que ir atrás de livros e coisas pra poder se atualizar, hoje na internet, a pesquisa de material é muito fácil.”, destacou o Chef Lino, ressaltando também a importância dos alunos fazerem estágios e visitarem restaurantes para conhecer novas ideias e técnicas.

Ambos concordaram que a Gastronomia é um ramo sacrificante e que é necessário ter persistência e dedicação para se destacar.

O Chef Ari ainda deixou um recado aos alunos sobre a importância de se tornar um grande profissional e se destacar no mercado, afirmando que a chave para o sucesso é transformar as dificuldades em oportunidades e manter-se sempre positivo.

“Hoje eu tenho 30 anos de chef de cozinha, e os primeiros 20 anos foi o verdadeiro ditado: “trocar cebola”. Eu tinha que fazer várias outras atividades profissionais para sobreviver, então você que tá fazendo nesse momento um curso de Gastronomia ou acabou de se formar, já existe 50% de chances de você desistir. Porquê? Porque é muito sacrificante o ramo, então você tem que pegar esses 50% e transformar ele em mais 50% de positividade para você se tornar um grande profissional” – encerrou o Chef Ari.

Medalhas

Durante o evento, os chefs usavam medalhas que representam uma honraria concedida pela Federação.

A medalha vermelha é intitulada Membro do Colegium Cocorum e é concedida apenas na Itália durante o congresso mundial realizado a cada dois anos para Master Chefs associados que possuem comprovado mérito na culinária italiana, sendo indicados diretamente pelo presidente da delegação.

Enquanto isso, a medalha azul é intitulada Master Chefe e é um reconhecimento profissional concedido a chefs associados que respeitam a culinária italiana tradicional e trabalham na área há pelo menos 25 anos comprovados, além de serem associados da Fic Brasile por pelo menos 5 anos.

Delícia de Momento!

Foi um dia marcante! Nosso agradecimento especial à Federação Italiana de Cozinha, aos nossos ilustres chefs que marcaram presença, e a Coordenação da Gastronomia da Faculdade Novo Milênio, pela oportunidade de disseminar a tradição gastronômica italiana. Ficamos felizes em contribuir para este momento, que venham mais como estes!

Grazie a tutti!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *