Chef Juarez Campos compartilha sua sabedoria em palestra para alunos da Gastronomia

No dia 10 de abril, as turmas da Gastronomia Matutino e Noturno da Novo Milênio, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra enriquecedora com o renomado Chef Juarez Campos, que abordou o tema “Gastronomia: Tendências e Desafios”.

O evento foi totalmente organizado pela Coordenação do curso de Gastronomia, e aconteceu tanto pela manhã quanto pela noite no auditório da Faculdade, trazendo muitos insights para os alunos.

Chef Juarez

Juarez Campos é um renomado e talentoso chef de cozinha, amplamente reconhecido no cenário gastronômico brasileiro e capixaba, por sua incrível criatividade e técnica refinada.

Com uma trajetória rica e diversificada, ele impressiona os mais exigentes paladares desde que decidiu seguir sua paixão pela culinária em 1993.

Formado pelo Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), o chef também reúne em seu currículo workshops na conceituada escola Le Cordon Bleu, em Paris, na França, e no Culinary Institute of America (CIA), em Nova York, nos Estados Unidos, além de formação no Curso Master de Cozinha Italiana, no Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros, em Costigliole D’Ast, na Itália.

O Chef também é proprietário do Oriundi Restaurante e da Casa do Chef Juarez, ambos em Vitória, Espírito Santo. Além de professor em diversas instituições de ensino de gastronomia, colunista de uma revista e comentarista gastronômico em uma rádio local e é membro de diversas associações de culinária, tanto nacionais quanto internacionais.

Com formação em Farmácia Bioquímica, Juarez não se via na área da Gastronomia, e tinha apenas como hobby a preparação de pratos especiais para a família. Entretanto, a sua curiosidade em avançar em receitas mais exclusivas o levou ao patamar de um dos mais importantes chefs de cozinha do Brasil.

Hoje tem como marca, a habilidade ímpar em transformar ingredientes simples em pratos de sabores intensos e harmoniosos, o que lhe rendeu uma série de prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira brilhante.

Estudo e atualização constante na carreira

Um dos destaques da palestra foi quando Juarez Campos falou sobre a sua biblioteca particular de gastronomia, considerada a 3ª maior biblioteca particular de Gastronomia do estado, que conta com aproximadamente 4.200 exemplares.

O chef enfatizou a importância de estudar constantemente e se manter atualizado sobre as tendências do mercado, mas também ressaltou a importância de evitar cair em modismos culinários e de se preparar para ser um profissional de sucesso.

Enriquecendo nossos sabores

Os alunos presentes na palestra ficaram bastante inspirados e saíram com uma visão mais ampla do campo de atuação do gastrônomo e das tendências de mercado.

Luanna Matieli, do 3º período noturno da Gastronomia, afirmou que a palestra foi inspiradora e que o maior ensinamento deixado pelo Chef, foi o perfil esperado dos futuros gastrônomos, que vai além da técnica, mas envolve também respeito à hierarquia na cozinha, resiliência, compreensão da importância do alimento e do amor pela arte de cozinhar.

“Toda a palestra foi de grande relevância, pois apresentou não apenas os mais variados campos de atuação que a profissão nos disponibiliza, como também nos oportunizou conhecer, diretamente da fonte, a trajetória do renomado Chef. Foi inspiradora!” – enfatizou Luanna.

Bárbara Falcão, aluna do 3º período matutino, destacou que um dos pontos de destaque da palestra foi ouvir sobre a trajetória do Chef, marcada pela sua humildade e simplicidade, e afirmou ter se identificado com a afirmação de que a vida de chef de cozinha não tem nada de glamour, exigindo muita determinação, perseverança e trabalho árduo desde o início, até mesmo lavando louça.

“Mesmo sendo um chef de grande nome, tem os pés no chão e sabe que essa vida não é nem um pouco feita de glamour. São noites, feriados e aniversários que não são comemorados, pois está trabalhando e servindo outras pessoas. Saber de onde veio e que tudo é conquistado de degrau em degrau. Não formamos e viramos logo um chef de nome, e sim são anos de trabalho para ser conquistado algo, no caso dele mais de 30 anos.” – completou Bárbara.

Segundo Bárbara, o Chef ressaltou que nenhum profissional começa no patamar mais alto e que tudo é conquistado com excelência, esforço, humildade e amor pelo que se faz. Como complemento, Bárbara afirmou: “Preciso sempre saber de onde eu vim!”.

Durante a palestra, o Chef Juarez Campos compartilhou seus desafios e experiências na cozinha, motivando os alunos a perseguirem seus sonhos na profissão gastronômica. Mayko Bernard, aluno do 3º período matutino de Gastronomia, destacou a determinação do Chef em aprender e se desenvolver na área, o que o fez aprender muito com a história contada.

“O que me chamou atenção dentro dessa história dele foi como uma dica: Aprenda aquele prato que você quer aprender com aquela pessoa que você sabe que faz bem!” – pontuou Mayko.

Destacando ainda a professora Fernanda, da Gastronomia da Faculdade Novo Milênio como sua referência e incentivadora no que diz respeito à carreira gastronômica.

Ainda segundo Mayko, um dos principais aprendizados da palestra foi a necessidade de tratar cada cliente como único.

“Uma coisa que o Chef Juarez falou e que eu vou pegar para mim é a questão de você olhar para o seu cliente como único, porque todo cliente é único, ele tem que se sentir exclusivo. Eu tenho que fazer algo que seja para você, tenho que pesquisar sobre você de forma sutil e clara, para poder entender tudo e montar aquilo ali conforme como você quer”. – acrescentou.

Deliciosa experiência

A palestra ministrada pelo Chef Juarez Campos foi de grande aprendizado e inspiração para os alunos da Gastronomia da Faculdade Novo Milênio, contribuindo para ampliar a visão sobre a profissão e despertar a importância de habilidades como resiliência, humildade e amor pela arte de cozinhar.

Agradecemos imensamente ao Chef Juarez por compartilhar seu tempo e sabedoria conosco, e pela parceria de sempre com a Faculdade Novo Milênio.

Suas palavras e experiências certamente ficarão marcadas na trajetória dos futuros gastrônomos que estiveram presentes neste evento!

1 comentário em “Chef Juarez Campos compartilha sua sabedoria em palestra para alunos da Gastronomia

  1. Pingback: Federação Italiana de Cozinha realiza Workshop de Cozinhas Toscana e Siciliana na Novo Milênio – Novo Milênio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *